Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Prazo para submissão de projetos é prorrogado até 2ª

Iniciação Científica

Prazo para submissão de projetos é prorrogado até 2ª

São oferecidas 94 bolsas a estudantes. Apoio financeiro neste novo ciclo da iniciação científica é de R$ 318,2 mil.
por Juliana Aragão publicado: 08/05/2020 10h40 última modificação: 08/05/2020 10h40

Foi prorrogado até segunda-feira, 11, o prazo para submissão de projetos de pesquisa e indicação de bolsistas para o ciclo 2020-2021 da iniciação cientifica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). As regras para a concessão de apoio financeiro e pagamento de bolsas aos estudantes envolvidos constam no edital nº 019/2020, publicado na Central de Seleção.

As propostas devem prever a geração de produtos ou processos com foco na busca por soluções criativas e inovadoras a problemas da sociedade. Podem ser criados protótipos, dispositivos, planos de ação, manuais, cartilhas, softwares, sites, aplicativos, procedimentos, entre outros.

Cada projeto deverá ter um professor coordenador e contemplar, no máximo, três estudantes e respectivos planos de trabalho. Pode haver, ainda, a participação de outros dois pesquisadores como professores orientadores.

A coordenação e orientação do projeto devem ser feitas por um docente do IFMS que não possua pendências em quaisquer programas do IFMS e/ou do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Currículo Lattes deve estar atualizado há, no mínimo, seis meses.

A submissão deve ser feita pelo coordenador da proposta, no Sistema de Unificação da Administração Pública (Suap).

Fomento - Serão disponibilizados até R$ 318,2 mil para apoio financeiro e concessão de bolsas. Neste ano, o edital contempla somente o fomento e bolsas próprias do IFMS, pois não há previsão de liberação de bolsas do CNPq.

O apoio financeiro é de R$ 200,00 para projetos de ensino médio, e de R$ 400,00 para os da graduação. O valor deve ser utilizado para o custeio dos insumos que serão utilizados na pesquisa, o que inclui aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, além de instalação, recuperação e manutenção de aparelhos.

Poderão ser concedidas bolsas a até 94 estudantes envolvidos com os projetos de pesquisa. O valor mensal é de R$ 100,00 para alunos do ensino médio e de R$ 400,00 para os do ensino superior, com vigência de 12 meses.

Os projetos devem ser desenvolvidos entre agosto deste ano e julho de 2021.

Iniciação Científica - Os projetos selecionados e estudantes indicados serão vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Pitec), nas seguintes categorias:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF):
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página da Pesquisa do site institucional.

Oferta de bolsas para o ciclo 2020-2021

Programa Bolsas IFMS