Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Pré-selecionados projetos voltados à economia 4.0

Inovação

Pré-selecionados projetos voltados à economia 4.0

Propostas serão submetidas a chamadas públicas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que preveem concessão de apoio financeiro e bolsas-auxílio
por Osvaldo Sato publicado: 24/08/2020 08h12 última modificação: 24/08/2020 10h26

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou na quinta-feira, 20, os resultados finais dos editais para seleção de oficinas (edital nº 33/2020) e projetos (edital nº 43/2020) voltados à economia 4.0, propostos por servidores da instituição.

As propostas selecionadas serão submetidas a chamadas públicas nacionais lançadas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes): chamada pública nº 02/2020, de apoio à implementação de oficinas 4.0; e chamada pública nº 03/2020, de apoio à iniciação tecnológica com foco na economia 4.0.

Caso sejam selecionadas nessas chamadas públicas, as propostas receberão fomento de R$ 123 mil para projetos e  R$ 231 mil para as oficinas, considerando apoio financeiro e pagamento de bolsas a servidores e estudantes envolvidos.

A previsão é que o Ifes divulgue o resultado final da chamada pública das oficinas no dia 28 de setembro, e o dos projetos no dia 31 de outubro.

As chamada públicas podem ser consultadas na página do Ifes.

Oficinas 4.0 - O projeto selecionado para concorrer ao fomento do Ifes foi submetido pelo professor Lucas Aparecido, do Campus Naviraí.

Dentre os temas propostos pelas oficinas de inovação tecnológica estão Pensamento Computacional, Empreendedorismo e Inovação, Gestão de Projetos, e Projetos de Inovação Tecnológica.

Caso a proposta seja selecionada pelo Ifes, o IFMS receberá o valor de R$ 216 mil para o desenvolvimento dos projetos e, ainda, R$ 15 mil para o pagamento de bolsas.

Projetos - O edital selecionou quatro projetos voltados ao empreendedorismo inovador, associados ao ensino, pesquisa e extensão, com foco na economia 4.0.

As propostas selecionadas foram submetidas pelos professores André Silva (Jardim), Élcio Santos (Nova Andradina), Luiz Picolo (Naviraí) e Odair Diemer (Coxim).

Os projetos têm como público-alvo estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental das redes públicas municipais e estaduais da educação básica.

O foco são as tecnologias digitais aplicáveis ao contexto da economia 4.0, a partir do conjunto de ações de estímulo ao envolvimento de estudantes em conhecimento, práticas e metodologias atrelados ao desenvolvimento do pensar tecnológico e suas potencialidades.

Caso seja aprovada pelo Ifes, a proposta receberá R$ 123 mil para que seja desenvolvida.