Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Prova de nivelamento será realizada no sábado

Centro de Idiomas

Prova de nivelamento será realizada no sábado

Ao avaliar conhecimentos em Espanhol, Inglês e Libras, teste definirá o nível a que os candidatos irão concorrer no sorteio previsto para o dia 19
por Cleyton Lutz publicado: 12/02/2020 10h27 última modificação: 27/02/2020 11h31

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aplicará no sábado, 15, a prova de nivelamento para os candidatos inscritos em turmas já em andamento nos cursos de Espanhol, Inglês e Libras ofertados pelo Centro de Idiomas (Cenid) da instituição. 

O teste será realizado nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas, nos endereços e horários indicados no edital de convocação e na tabela ao final deste texto.

O número de convocados foi três vezes superior ao de vagas, podendo ser ampliado a critério de cada campus. O nivelamento visa avaliar o nível de proficiência e os conhecimentos prévios necessários para ingresso no curso.

A prova, que não possui caráter classificatório, definirá o nível da turma a que cada candidato concorrerá no sorteio eletrônico. Independentemente do resultado obtido no nivelamento, o preenchimento da vaga só será possível caso o candidato seja selecionado por sorteio. 

Não haverá emissão de certificado ou declaração para fins de comprovação de proficiência baseada no resultado da prova de nivelamento.

Prova – Os candidatos deverão comparecer aos campi do IFMS portando documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. 

As provas terão 42 questões de múltipla escolha, sendo 12 de compreensão auditiva (Espanhol e Inglês) e visual (Libras) e outras 30 de compreensão geral da língua (gramática e vocabulário).

O sistema de pontuação pode ser consultado no edital de abertura do processo seletivo. O resultado do nivelamento está previsto para 18 de fevereiro, e o sorteio será realizado no dia seguinte.

A classificação final e divulgação da primeira chamada serão publicadas no dia 21 de fevereiro. As aulas para as turmas em andamento começam no início de março.

Idiomas – Foram ofertadas 700 vagas em cursos gratuitos de línguas nos seis municípios, nos níveis básico e intermediário, para turmas iniciantes e em andamento. 

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de idiomas oferecidos pelo IFMS conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional. O certificado tem validade nacional e atesta o conhecimento no nível concluído. 

Ofertados em duas etapas, com três semestre cada um, os cursos se destinam a estudantes, servidores do IFMS e comunidade externa, tendo a finalidade de fomentar o processo de internacionalização da instituição. 

As aulas para as turmas iniciantes começaram no dia 10 de fevereiro. 

Locais e Horários de Prova

Campus Endereço Curso Horário
Aquidauana Rua José Tadao Arima, 222, Vila Ycaraí Inglês 9h
Campo Grande Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio Espanhol 8h30
Inglês
Libras
Corumbá Rua Pedro de Medeiros, s/nº, Bairro Popular Velha Espanhol 7h30
Inglês 9h30
Coxim Rua Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Tereza Espanhol 15h
Inglês 19h
Ponta Porã Rodovia BR 463, Km 14, s/nº Espanhol 8h30
Três Lagoas Rua Ângelo Melão, nº 790, Jardim das Paineiras. Inglês 9h00