Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Publicada segunda chamada para cursos em Campo Grande e Corumbá

Graduação

Publicada segunda chamada para cursos em Campo Grande e Corumbá

Candidatos deverão encaminhar a documentação necessária até 6 de agosto. Seleção foi feita com base na lista de espera do Sisu.
por Cleyton Lutz publicado: 30/07/2020 15h29 última modificação: 30/07/2020 15h29

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa quarta-feira, 29, a segunda chamada para os cursos de graduação ofertados nos campi Campo Grande e Corumbá.

A seleção foi feita com base na inscrição dos candidatos na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir das vagas não ocupadas na primeira chamada, respeitando a opção pelas ações afirmativas. A classificação se utiliza das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.

O documento, publicado na Central de Seleção, está dividido entre “apto a matrícula” e “lista de espera”.

Os candidatos aptos a matrícula estão dentro do número de vagas não preenchidas na primeira chamada. Já os que integram a lista de espera podem fazer a manifestação de interesse, mas só efetuarão a matrícula caso existam vagas não ocupadas pelos considerados aptos.

Em ambos os casos, é necessário enviar toda a documentação necessária até o dia 6 de agosto.

Instruções - A matrícula e a manifestação de interesse ocorrem exclusivamente pela internet. Caso seja o primeiro acesso, o candidato deverá clicar na opção “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Será solicitado número do CPF, data de nascimento e e-mail utilizado no cadastro do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. Para efetuá-lo é necessário informar o CPF, sendo que a primeira senha será o próprio número de CPF. Ao fazer o login, será informado ao candidato qual o tipo, semestre, chamada, curso e campus para o qual está apto a solicitar a matrícula. 

Caso alguma informação esteja incorreta, um e-mail deve ser encaminhado para o endereço

Se as informações estiverem corretas, o candidato deve clicar em “Solicitar Matrícula/Manifestar Interesse”. Como o preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para fazer a solicitação, caso ainda não tenha respondido, haverá o redirecionado para preenchimento. 

Após a validação do questionário, os dados pessoais do candidato serão apresentados para atualização e possíveis correções. Uma vez confirmados, serão apresentados os detalhes da matrícula e solicitadas informações adicionais, incluindo as sobre vínculos com outras instituições públicas de ensino superior.

Posteriormente, na página de upload é precisa enviar toda a documentação necessária, sempre clicando em “Enviar Comprovante” para efetivar o carregamento de cada arquivo e observando a confirmação de que o mesmo foi salvo. 

Documentação - Para a matrícula, o candidato deverá enviar os seguintes documentos digitalizados:

  • Requerimento de matrícula, devidamente preenchido e assinado pelo candidato, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF;
  • Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente);
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Para candidatos não cotistas (ampla concorrência) – Certificado de conclusão do ensino médio ou certificado de conclusão com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja);
  • Para candidatos cotistas – Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Encceja;
  • Beneficiários de cota com renda menor ou igual a um salário-mínimo e meio per capita – Documentos comprobatórios conforme o Anexo I;
  • Beneficiários da cota local/bônus – Comprovante de endereço, em seu nome ou de seus pais, sendo que no caso da inexistência deste comprovante, o candidato deverá utilizar a declaração de residência, conforme o Anexo IV;
  • Candidatos que optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência deverão imprimir, preencher, assinar e entregar o Formulário para Entrega de Laudo Médico, constante no Anexo VI.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 mb, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg, e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Após carregar todos os arquivos, é preciso clicar em “Salvar e finalizar” para encerrar o processo. Ao final do procedimento, será exibido um comprovante. 

Vagas remanescentes - Existe ainda a possibilidade de abertura de vagas remanescentes, caso as disponibilizadas no processo seletivo não tenham sido ocupadas após a segunda chamada.  

Neste caso, poderão se inscrever os participantes das últimas três edições do Enem, que tenham obtido nota acima na prova de Redação e nas demais áreas do conhecimento.

Graduação - O IFMS ofertou 160 vagas para os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, e bacharelado em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, ofertados em Campo Grande e Corumbá.

O ingresso ocorre no segundo semestre letivo de 2020.