Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Publicado novo Plano de Dados Abertos do IFMS

Publicado novo Plano de Dados Abertos do IFMS

Documento apresenta as bases de dados que serão abertas pela instituição até 2022. Plano traz ainda o cronograma de implementação e controle
por Osvaldo Sato publicado: 07/12/2020 09h31 última modificação: 07/12/2020 09h56

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou o novo Plano de Dados Abertos (PDA) da instituição, válido para o biênio 2020-2022. O documento foi elaborado por uma comissão criada especificamente para essa finalidade que, dentre outras ações, realizou uma consulta pública sobre o tema.

O PDA é o documento que orienta as ações de implementação e promoção de abertura de dados do IFMS, obedecidos os padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações.

“Além de atender a legislação, o Plano de Dados Abertos demonstra a preocupação do IFMS em disponibilizar o maior número possível de informações em formato aberto”, afirmou Ida Rockel, autoridade de monitoramento da Lei de Acesso à Informação.

O documento contém o detalhamento do trabalho desenvolvido pela comissão e os próximos passos para a implementação do plano como, por exemplo, a ordenação das bases de dados para serem disponibilizadas pela instituição.

A autoridade de monitoramento da Lei de Acesso à Informação e ouvidora, Ida Rockel, destaca que o documento contribui para a transparência das ações da instituição perante a sociedade.

“Além de atender a legislação, o Plano de Dados Abertos demonstra a preocupação da instituição em disponibilizar o maior número possível de informações, em formato aberto, para que as partes interessadas, seja a sociedade ou a própria administração, reutilize esses dados em prol do cidadão”, afirmou Ida.

PDA 2020-2022 - Para a execução do novo Plano de Dados Abertos do IFMS, foram definidos planos de ação com as atividades previstas, nomes dos responsáveis e respectivas formas de contato, além do cronograma de abertura das bases da dados e das formas de promoção, fomento, uso e reúso das bases.

Dentre as bases de dados a serem abertas, a partir de março de 2021, estão os indicadores de gestão, obras, convênios e estágios, quantidade de estudantes, empreendedorismo e inovação, execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), acordos de cooperação técnica, cargos de direção e funções, grupos de pesquisa, entre outros.

O novo PDA está disponível na página Dados Abertos, onde é possível acessar o Portal de Dados Abertos do IFMS, além de consultar perguntas frequentes e a legislação relacionada sobre o tema.

Consulta Pública - Entre os dias 16 e 30 de setembro, a comissão responsável pela elaboração do novo Plano de Dados Abertos realizou uma consulta pública, disponível plataforma i-Cidadania.

A consulta visou identificar a demanda do cidadão pelas bases de dados do IFMS e promover a participação social na elaboração do novo plano. Foram registrados 623 participantes, das comunidade interna e externa à instituição.

O resultado foi o principal critério para a elaboração da matriz de priorização para abertura das bases de dados.

Foram considerados ainda outros critérios como a obrigatoriedade legal, a relação com projetos estratégicos do governo ou do IFMS, capacidade de fomento ao desenvolvimento sustentável, dados mais solicitados pela Lei de Acesso à Informação, entre outros.

Dados Abertos - São aqueles que podem ser acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa.

No Brasil, a Política de Dados Abertos foi instituída em 2016, e desde então os órgãos e entidades são obrigados a publicar dados em formato aberto.

registrado em: ,