Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Aberta seleção de bolsistas para projeto esportivo em Aquidauana

Aberta seleção de bolsistas para projeto esportivo em Aquidauana

Serão selecionados dois professores, um monitor e um estudante, que atuarão em centros de treinamento de futebol e futsal em escolas locais
por Osvaldo Sato publicado: 19/10/2021 08h36 última modificação: 19/10/2021 08h36

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), está com inscrições abertas no processo seletivo de professores e estudantes que atuarão no projeto “Academia & Futebol do IFMS”, desenvolvido pelo Campus Aquidauana.

São ofertadas duas vagas para professores de Educação Física, uma vaga para monitor e uma vaga para estudante de graduação nas áreas de Informática ou Engenharia.

As bolsas serão concedidas pelo período de 12 meses, nos valores de R$ 1.500 para professores (20 horas semanais de trabalho) e de R$ 400 para monitor e estudante (12 horas semanais de trabalho).

“As atividades terão início logo após a seleção. Faremos a abertura de inscrições para os três módulos, com atendimento a crianças e adolescentes, no masculino e feminino”, explica o professor Pablo Salomão, coordenador do projeto.

Professores e monitores de Educação Física terão como atribuições planejar, elaborar e aplicar metodologias de treinamento do futsal e futebol para os participantes do projeto.

Já o estudante selecionado deverá prestar apoio nas atividades de estruturação do projeto, no processo de avaliação física, levantamento de dados e suporte às ações operacionalizadas pelos professores.

“As atividades terão início logo após a seleção. Faremos a abertura de inscrições para os três módulos, com atendimento a crianças e adolescentes, no masculino e feminino”, explica Pablo Salomão, coordenador do projeto.

Todas as regras do processo seletivo estão disponíveis no edital 06/2021, publicado no site da Facto.

Inscrições - Para se inscrever, os interessados devem preencher os nexos de I a V do edital e entregá-los em envelope à Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Diren) do Campus Aquidauana.

Também devem ser entregues cópias do documento de identificação (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), assim como Currículo Lattes impresso, atualizado e com a comprovação documental das informações pontuadas no Anexo II.

Os documentos devem ser entregues em mãos à Diren. O campus do IFMS fica localizado na Rua José Tadao Arima, 222 - Vila Ycaraí, e o atendimento é feito das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Todos os detalhes sobre como montar o envelope para inscrição estão disponíveis no item 4 do edital.

Cronograma - As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de outubro.

O resultado parcial, com a análise da documentação enviada, será publicado no dia 8 de novembro.

No dia 12 está prevista a convocação para entrevistas dos candidatos, que deverão ser realizadas no dia 17, de forma presencial, no Campus Aquidauana.

O resultado final do certame será publicado no dia 22 de novembro.

Projeto - O objetivo do projeto "Academia & Futebol do IFMS" é implantar centros de treinamento, incentivar a pesquisa e promover eventos sobre o futebol e o futsal.

O projeto recebeu fomento de R$ 275,6 mil, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, ligada ao Ministério da Cidadania.

As ações serão desenvolvidas no Campus Aquidauana, pelo período de dois anos, e irão atender ainda as comunidades da Escola Estadual Cândido Mariano e da Aldeia Lagoinha.

Serão instalados três núcleos de treinamento. Além de treinar jovens que cursam o ensino médio, o projeto vai formar equipes para participação em jogos estudantis e promover festivais abertos à comunidade.

O projeto visa ainda estimular a pesquisa, tendo o treinamento esportivo como objeto de estudo, por meio da realização de um seminário para o incentivo à produção científica na área.