Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Abertas 383 vagas para graduação em dez municípios

Remanescentes

Abertas 383 vagas para graduação em dez municípios

Podem se inscrever participantes do Enem em 2018, 2019 e 2020 que obtiveram nota acima de zero nas provas. Inscrições seguem até 5 de junho
por Juliana Aragão publicado: 31/05/2021 16h12 última modificação: 31/05/2021 16h12

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu na sexta-feira, 28, processo seletivo que oferta vagas em cursos de graduação não preenchidas nas chamadas regulares do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.

São ofertadas 383 vagas - em cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas - nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Confira a distribuição das vagas por município.

Podem se inscrever no processo seletivo participantes das edições 2018, 2019 e 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota acima de zero nas provas de redação e das demais áreas do conhecimento.

A inscrição é gratuita e deve ser feita até 5 de junho, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o quadro de vagas remanescentes.

Ações Afirmativas (cotas) - Verificadas as vagas destinadas às cotas na seleção do Sisu 2021 que não foram preenchidas, parte das vagas remanescentes ofertadas neste edital se destina a candidatos que cursaram todas as séries do ensino médio em escola pública, e também àqueles com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio.

Ainda há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. Para as cotas que não possuem vagas remanescentes disponíveis, as inscrições realizadas irão compor uma lista de espera.

O IFMS também possui a opção do bônus local, voltado aos candidatos residentes nas áreas de abrangência dos campi, que têm direito a acréscimo de 20% na nota do Enem.

A opção pelas ações afirmativas deve ser feita no ato da inscrição.

Seleção - Será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições de 2018, 2019 e 2020 do Enem.

A nota total, de acordo com o edital, é o resultado do somatório das notas das áreas de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas  Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias) e da redação, juntamente com o percentual do bônus da cota local.

As notas serão consultadas diretamente na base do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo IFMS.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a maior nota obtida dentre as três últimas edições do Enem, observando a opção de cota do candidato.

Cronograma - De acordo com o cronograma do processo seletivo, os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 8 e 10 de junho, respectivamente. As matrículas da primeira chamada estão previstas para 11 de junho a 2 de julho.

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos no ato da inscrição deverão passar por uma banca de heteroidentificação entre os dias 14 e 16 de junho. O mesmo prazo valerá para que os indígenas enviem a documentação comprobatória ao IFMS.

A previsão é que os resultados preliminar e final das bancas de heteroidentificação sejam publicados nos dias 18 e 25 de junho. As aulas terão início no dia 4 de agosto.

Quadro de Vagas

Campus Curso Turno Número de Vagas