Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Abertas 441 vagas para cursos superiores nos dez campi

Graduação

Abertas 441 vagas para cursos superiores nos dez campi

Vagas são para portador de diploma, transferência e reingresso. Inscrições podem ser feitas até 3 de agosto. Saiba como participar
por Vinicius Vieira publicado: 19/07/2021 13h41 última modificação: 19/07/2021 13h41

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para 441 vagas no ensino superior, para portador de diploma, reingresso e transferência (interna e externa), com ingresso no segundo semestre letivo de 2021.

São oferecidas 17 opções de cursos, entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Entenda a quais públicos é destinada cada modalidade do processo seletivo:

• portador de diploma – é a forma de ingresso de estudante com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • reingresso – destinado a discentes da instituição que deixaram de frequentar o curso nos 5 anos anteriores a este edital;
  • transferência externa – forma de ingresso em que o aluno, matriculado no Instituto Federal, pretende transferir-se para outro campus da própria instituição ou em que o estudante, matriculado em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), deseja transferir-se para o IFMS.
  • transferência interna  é a forma de ingresso em que o estudante matriculado na instituição tem a intenção de transferir-se para outro curso no mesmo campus.

O edital de abertura do processo seletivo está publicado na Central de Seleção

Inscrições – São gratuitas e deverão ser feitas pela Página do Candidato, até dia 3 de agosto. Interessados nas  vagas destinadas a portadores de diploma e transferência externa deverão preencher o requerimento de inscrição e anexar os seguintes documentos digitalizados:

• RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no RG ou outro documento oficial de identificação;
  • diploma ou certificado e histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC;
  • comprovante de matrícula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC, caso esteja cursando curso superior e se inscreva como transferência externa;
  • histórico acadêmico/escolar de curso superior reconhecido ou autorizado pelo MEC, com informações constantes do item 4.3.6 do edital de abertura.
  • ementas das unidades curriculares (disciplinas) cursadas para eventual aproveitamento e pontuação (não obrigatórias para participar do processo, mas obrigatórias para pontuar e definir a classificação do candidato).

Já para reingresso e transferência interna, além do requerimento de inscrição, é necessário anexar os seguintes documentos digitalizados:

• RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no RG ou em outro documento oficial de identificação; e
  • carta pessoal, informando os motivos para solicitar o reingresso ou transferência interna.

Seleção  A documentação dos inscritos será avaliada por uma comissão do campus onde as vagas são ofertadas.

Para portador de diploma e transferência (interna e externa) será verificado se as unidades curriculares cursadas na instituição de origem ou o curso atendem ao conteúdo programático das unidades curriculares do curso em que o candidato deseja ingressar. Para reingresso, será avaliado o Coeficiente de Rendimento (CR).

Não serão considerados estágio, atividades complementares ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Depois de avaliadas, as inscrições serão classificadas em ordem decrescente, considerando a seguinte ordem:

• maior pontuação, conforme unidades curriculares aproveitadas ou CR, nos casos de reingresso;
  • menor número de unidades curriculares a serem cursadas nos períodos anteriores ao que o candidato foi enquadrado;
  • maior média aritmética de todas as unidades curriculares aproveitadas; e
  • maior idade.

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado no dia 10 de agosto, e o final no dia 18 do mesmo mês.

Quadro de vagas

Campus Curso Turno Portador de Diploma Transferência Interna Transferência Externa Reingresso
Aquidauana Tecnologia em Sistemas para Internet Noturno 05 05 05 05
Engenharia Civil Integral 03 03 03 04