Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Abertas inscrições para evento voltado à Educação Especial

Inclusão

Abertas inscrições para evento voltado à Educação Especial

Encontro dos Napnes do será realizado virtualmente de 25 a 27 de outubro. Evento é aberto a todos os interessados
por Cleyton Lutz publicado: 06/10/2021 14h23 última modificação: 07/10/2021 09h12

Estão abertas as inscrições para o VII Encontro dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). 

O evento – que acontecerá de maneira virtual de 25 a 27 de outubro, com palestras no período noturno – é promovido pelo Napne do Campus Ponta Porã, em parceria com os núcleos de Aquidauana, Corumbá, Dourados e Nova Andradina, além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/CEDEPP), também de Ponta Porã.

O Encontro, realizado anualmente, também recebe fomento institucional para sua organização. Serão abordados temas como a perspectiva inclusiva para a educação, o desenho como ferramenta para alunos com deficiência visual, o atendimento especializado para estudantes com altas habilidades/superdotação e a inclusão escolar para estudantes com Transtorno do Espectro Autismo (TEA). 

As palestras serão ministradas por especialistas do Mato Grosso do Sul e da Bahia, que abordarão os temas sob a perspectiva da Educação Especial e da Psicologia. 

A programação completa, bem como o sistema para inscrições, podem ser conferido na página do evento, que é aberto a todos os interessados. O certificado para os participantes devidamente inscritos, e que acompanharem as palestras, será de 6 horas. 

Encontro - Busca promover o diálogo e a reflexão a respeito da Educação na perspectiva inclusiva, com vistas às singularidades dos estudantes e servidores, público-alvo dos núcleos. 

Em foco estarão o fortalecimento dos direitos, das ações e do cumprimento das políticas públicas que primam pela qualidade do acesso e da permanência do público-alvo da Educação Especial na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

“Os temas veem ao encontro das necessidades da nossa instituição. Entretanto observamos mais a escolha deles como um ponto de partida, que não se esgotará apenas nesse evento, uma vez que organizaremos outros com o mesmo objetivo”, explica a coordenadora do Napne do Campus Ponta Porã, Tânia Fujii. 

“Outros intuitos são refletir acerca das dificuldades e possibilidades que se apresentam para garantir o êxito destes sujeitos dentro da instituição e oferecer as condições necessárias para se estabelecer a formação continuada para as equipes que compõem os núcleos e à comunidade em geral”, complementa. 

Napnes – Os núcleos existem em todos os campi do Instituto Federal – ondem possuem coordenação local, equipe multidisciplinar e membros voluntários da comunidade escolar – e estão subordinados à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), responsável pela coordenação-geral. 

De natureza consultiva e executiva, as finalidades, competências, composição e atribuições do NAPNE podem ser consultadas na página do núcleo

Apoio institucional – O Encontro dos Napnes foi selecionado no edital n° 35/2021, da Proex, voltado a propostas para viabilização de auxílio financeiro para a realização de eventos de caráter extensionista nas unidades do IFMS. 

Foram selecionas nove propostas dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, com o valor total de R$ 42 mil para eventos que serão realizados até junho de 2022.

registrado em: , , ,