Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Abertas matrículas para convocados com ingresso no 2º semestre

Seleção IFMS 2021

Abertas matrículas para convocados com ingresso no 2º semestre

Matrículas devem ser feitas por estudantes aprovados nos cursos técnicos integrados dos campi Campo Grande e Corumbá
por Vinicius Vieira publicado: 01/07/2021 10h24 última modificação: 01/07/2021 10h24

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quarta-feira, 30, a relação dos convocados em primeira chamada para os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Campo Grande e Corumbá, com ingresso no segundo semestre deste ano.

A convocação foi feita a partir dos candidatos integrantes da lista de espera da Seleção IFMS 2021, respeitando ainda a opção pelas ações afirmativas.

Conforme previsto no edital de abertura, publicado na Central de Seleção, listas remanescentes de candidatos classificados no processo seletivo podem ser aproveitadas para preenchimento das vagas ofertadas no mesmo curso/campus para o 2º semestre.

A matrícula deve ser feita até o dia 7 de julho pelo sistema de matrículas do IFMS.

Para aqueles que nunca acessaram o sistema, o primeiro passo é clicar em "Ainda não tem login? Clique aqui para ativar seu acesso". Serão solicitados o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato aprovado, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção.

Uma vez ativado, basta acessar o sistema novamente utilizando o CPF nos campos login e senha.

Ao acessar o sistema, o candidato é informado sobre o tipo, semestre, chamada, curso e campus para os quais está apto a solicitar matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta, é preciso enviar uma mensagem ao endereço processoseletivo@ifms.edu.br. Se todos os dados estiverem corretos basta clicar em "Solicitar Matrícula".

O preenchimento do questionário socioeconômico é uma etapa obrigatória no processo de matrícula. Para acessá-lo é preciso informar o CPF nos campos login e senha.

Em seguida, os dados pessoais do candidato são apresentados para que sejam atualizados e/ou corrigidos, se necessário. Todas as informações sobre a matrícula online estão disponíveis no edital de convocação.

Documentação – Os candidatos devem anexar ao sistema de matrículas os seguintes documentos digitalizados:

• requerimento de matrícula preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;
  • histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;
  • documento oficial de identificação com foto;
  • documento que comprove estar em dia com o serviço militar (brasileiros entre 19 e 45 anos);
  • uma foto 3x4 recente;
  • documentos exigidos no anexo V do edital 054/2020, no caso de candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita;
  • anexo VIII do edital 054/2020 e laudo médico, no caso candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para pessoas com deficiência;
  • termo de ciência para solicitação de matrícula online assinado pelo responsável legal, a Certidão de Nascimento do menor, ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos.

A cada documento anexado é preciso clicar em "Enviar Comprovante" e observar a confirmação de que o arquivo foi carregado. Depois de anexar todos os arquivos, basta "Salvar e Finalizar". Ao final, um comprovante será exibido.

Toda a documentação deve ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Atendimento presencial – O candidato convocado que não tem acesso à internet pode solicitar a utilização de um computador do Instituto Federal para matrícula.

O agendamento do dia e do horário para esse atendimento presencial deve ser feito por e-mail ou WhastApp encaminhado à Central de Relacionamento (Cerel) do campus onde a vaga foi ofertada. Os endereços, e-mails e contatos estão disponíveis no documento "Informações para atendimento presencial com agendamento".

Em caso de dúvidas com relação aos procedimentos para matrícula online ou erro no sistema, o candidato deve enviar mensagem ao endereço processoseletivo@ifms.edu.br.

Cronograma – Caso ainda haja vagas disponíveis para os cursos em Campo Grande e Corumbá, a segunda chamada será publicada em 12 de julho, com matrículas entre os dias 13 e 19. Uma terceira chamada poderá ser divulgada em 22 de julho, com matrículas entre 23 e 29 do mesmo mês.

As aulas do 2º semestre nos dez campi do IFMS terão início no dia 4 de agosto.

Seleção IFMS 2021 – Foram ofertadas 1.520 vagas para 11 opções de cursos técnicos integrados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Com 3.175 inscrições registradas, o processo seletivo foi feito com base nas notas que os candidatos obtiveram em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia no 8º ano do ensino fundamental.

O curso mais concorrido foi Informática oferecido na capital, com 12,2 candidatos por vaga no período matutino e 6,6 no vespertino, seguido do mesmo curso ofertado no período matutino em Corumbá, com 5,6 candidatos por vaga.