Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Aberto processo eleitoral para membros do Coepe

Colegiado

Aberto processo eleitoral para membros do Coepe

Eleição para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS define 16 representantes – e respectivos suplentes – nos segmentos docente, técnico-administrativo e discente para mandato de dois anos
por Osvaldo Sato publicado: 06/07/2021 09h46 última modificação: 06/07/2021 09h46

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 5, o edital de abertura do processo eleitoral para escolha dos representantes docentes, técnico-administrativos e discentes que irão compor o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) da instituição.

Trata-se de um órgão especializado de caráter consultivo e normativo no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto Federal. É presidido pelo(a) pró-reitor(a) de Ensino, sendo formado por conselheiros natos e eleitos pela comunidade.

Por meio do processo eleitoral serão escolhidos 16 representantes titulares e seus respectivos suplentes, dos segmentos docente, técnico-administrativo e discente, para atuarem no colegiado por dois anos. O edital de abertura encontra-se publicado na Central de Seleção.

Dentre as atribuições do órgão estão a recomendação de aprovação, criação, alteração ou extinção de oferta de cursos do IFMS, bem como a aprovação dos seguintes documentos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão:

• políticas, diretrizes e normas para os cursos presenciais e a distância;
  • Projeto Pedagógico de Curso (PPC);
  • regulamentos;
  • políticas de avaliação do ensino, pesquisa e extensão e dos cursos da instituição;
  • calendário anual das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • diretrizes para elaboração do calendário acadêmico;
  • modelos de editais.

Vagas – Serão eleitos 11 representantes docentes, três técnicos-administrativos e dois discentes. As vagas para docentes se destinam às seguintes áreas:

• Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Sociologia, Geografia, Metodologia, Pedagogia e Filosofia);
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Português/Português, Português/Inglês, - Português/Espanhol, Português/Libras, Arte, Educação Física);
  • Matemática e suas tecnologias (Matemática);
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Gestão (Administração, Administração Rural e Economia);
  • eixo tecnológico Controle e Processos Industriais;
  • eixo tecnológico Informação e Comunicação;
  • eixo tecnológico Produção Alimentícia;
  • eixo tecnológico Recursos Naturais;
  • eixo tecnológico Infraestrutura; e
  • eixo tecnológico Gestão e Negócios.

No segmento técnico administrativo, são três vagas abertas nas eleições para representantes das categorias:

• Classe “C” ou “D”;
  • Classe “E”, exceto os cargos de Pedagogo e Técnico em Assuntos Educacionais; e
  • Classe “E”, dos cargos Pedagogo ou Técnico em Assuntos Educacionais.

Para o corpo discente, as vagas serão para dois estudantes, sendo um representante dos cursos técnicos e um dos cursos de graduação.

O processo eleitoral será conduzido pela Comissão Eleitoral no âmbito da reitoria e pelas Subcomissões Eleitorais dos campi, designados pela reitora e pelos diretores-gerais, respectivamente.

Inscrições – Podem ser feitas no período de 2 a 16 de agosto, exclusivamente na Central de Seleção. As categorias nas quais cada docente poderá se candidatar estão especificadas no edital.

Já os estudantes precisam ter mais de 16 anos e não estarem cursando os dois últimos semestres do curso, além de não serem membros eleitos de outros conselhos superiores e especializados da instituição.

Cronograma – No dia 18 de agosto, serão divulgadas as listas dos inscritos no certame. No período de 24 de agosto a 15 de setembro, os candidatos poderão realizar a divulgação de duas candidaturas.

Em 8 de setembro será publicada a relação de eleitores aptos a votar nas eleições, que ocorre no dia 16 do mesmo mês, em ambiente online. A apuração e o resultado preliminar acontecerão no dia seguinte e o resultado final, em 22 de setembro.

Conforme o cronograma, a homologação do resultado final deve ser feita por ato do Conselho Superior (Cosup) do IFMS, na data de 19 de outubro.

Mais informações sobre o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão estão disponíveis na página do Coepe.