Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Campus é selecionado como unidade demonstrativa do Cerrado

Ponta Porã

Campus é selecionado como unidade demonstrativa do Cerrado

Edital prevê a cessão de até R$ 30 mil para estruturação do espaço visando a realização de dias de campo e demais ações previstas nos projetos
por Cleyton Lutz publicado: 22/03/2021 09h19 última modificação: 22/03/2021 09h19
Campus, que possui cursos da área de Agrárias, realizará dias de campo para produtores - Foto: Campus Ponta Porã

Campus, que possui cursos da área de Agrárias, realizará dias de campo para produtores - Foto: Campus Ponta Porã

O Campus Ponta Porã do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) foi uma das unidades demonstrativas selecionadas do Projeto Rural Sustentável – Cerrado. 

Foram contempladas 170 unidades nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo que cada uma receberá até R$ 30 mil para estruturação dos espaços visando a realização de dias de campo e demais ações relacionadas ao projeto. 

Além disso, as unidades terão assistência técnica especializada e poderão participar de programas-piloto sobre certificações e mecanismos financeiros. 

“A seleção para o edital reforça a busca pelo uso melhor da terra, visando atingir patamares cada vez mais elevados de qualidade do produto e do meio ambiente, e competitividade, mostrando aos produtores os benefícios dessa tecnologia”, ressalta o diretor-geral do Campus Ponta Porã.

A seleção levou em consideração locais que já tinham implementado alguma das tecnologias agrícolas apoiadas pelo Rural Sustentável em sistemas agroflorestais – como a Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) – e recuperação de pastagens degradadas, além do cumprimento dos demais critérios do edital. 

“A ILPF é uma das tecnologias que fazem parte dos compromissos voluntários assumidos pelo Brasil na Conferência de Copenhague [COP-15/MOP-5], que preveem a redução das emissões de gases de efeito estufa”, explica o diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro Lima Júnior. 

“A seleção para o edital reforça a busca pelo uso melhor da terra, fundamentando-se na integração dos componentes do sistema produtivo, visando atingir patamares cada vez mais elevados de qualidade do produto e do meio ambiente, e competitividade, mostrando aos produtores os benefícios dessa tecnologia”, complementa. 

No campus do IFMS em Ponta Porã são ofertados cursos voltados às Ciências Agrárias e ao eixo tecnológico Recursos Naturais, como técnico integrado e subsequente em Agricultura, além das graduações em Agronomia e Agronegócio.

Dia de campo – A previsão é que as atividades da unidade sejam realizadas no segundo semestre. Os dias de campo, especialmente, permitirão que a tecnologia desenvolvida pelo IFMS seja visitada por produtores rurais, técnicos extensionistas e demais interessados. 

“O projeto se baseia no apoio e financiamento à agricultura com tecnologias de baixa emissão de carbono, aliados a uma assistência técnica efetiva, a fim de fortalecer a comercialização das produções agropecuárias”, explica o professor Rafael de Carvalho, coordenador do projeto.

O coordenador da proposta, Rafael de Carvalho, docente de Ciências Agrárias/Fitotecnia do campus, destaca que o aumento da produtividade sem agredir o meio ambiente é um dos grandes desafios da atualidade. 

“O projeto se baseia no apoio e financiamento à agricultura com tecnologias de baixa emissão de carbono, aliados a uma assistência técnica efetiva a centenas de produtores e produtoras rurais e organizações locais, a fim de fortalecer a comercialização de suas produções agropecuárias”. 

Rafael comenta ainda que a participação do IFMS em um projeto desenvolvido em 101 municípios de quatro estados reforça o papel desempenhado pela instituição. 

“Traz visibilidade às pesquisas que já vêm sendo desenvolvidas pela equipe técnica do Campus Ponta Porã e, principalmente, possibilita a transferência dessas tecnologias geradas para quem mais precisa, que são os produtores rurais e técnicos extensionistas. É o momento de compartilhar experiências e conhecimentos entre quem faz tudo isso acontecer”. 

Rural Sustentável – O projeto é resultado de uma série de parcerias. O bioma Cerrado – um dos que mais produz carne bovina e grãos – está sendo ameaçado pela expansão agrícola quando realizada de forma desordenada e não sustentável. 

A iniciativa busca mostrar a importância do apoio e financiamento à agricultura com tecnologias de baixa emissão de carbono, aliado a uma assistência técnica efetiva a centenas de produtores e produtoras rurais e organizações locais, a fim de fortalecer a comercialização de suas produções agropecuárias. 

O projeto é financiado pela Cooperação Técnica BR-T1409, aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos oriundos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional. 

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração técnica, financeira e fiduciária do projeto. Mais informações estão disponíveis na página da Rural Sustentável – Cerrado.

registrado em: ,