Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Curso de extensão debate o papel do antirracismo na escola

Nova Andradina

Curso de extensão debate o papel do antirracismo na escola

Inscrições vão até quinta-feira, 19. Projeto se destina aos professores da rede municipal. Atividades serão realizadas de maneira virtual, aos sábados
por Cleyton Lutz publicado: 17/08/2021 15h25 última modificação: 17/08/2021 15h25

O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o projeto de extensão “Antirracismo na escola e o papel do docente”. Ofertado em formato de curso, a iniciativa se destina aos professores de ensino fundamental da rede municipal. 

Os interessados em participar podem se inscrever até quinta-feira, 19, por meio do formulário eletrônico. São ofertadas 30 vagas. As atividades do curso começam no dia 21 de agosto e seguem até 30 de outubro, com encontros virtuais sempre aos sábados e duração de uma hora e meia (das 9h às 10h30). Os participantes receberão, ao término das atividades, certificado de 30 horas. 

A idealizada do projeto é a docente de Português/Inglês da unidade, Marcela dos Santos. Ela explica que o objetivo do curso é auxiliar os participantes no que diz respeito às questões étnico-raciais. 

“As leis n° 10.639/2003 e 11.645/2008 trazem a obrigatoriedade do ensino cultura afro-brasileira e africana, bem como o ensino da cultura indígena nas salas de aulas. Dessa forma, o curso tem a função de servir de apoio para os participantes em suas práticas diárias de ensino e aprendizagem”. 

Os encontros semanais abordarão diferentes temas, dentro da proposta do curso, com a participação de profissionais que atuam na luta antirracista.

Entre os conteúdos que integram o projeto estão a relação entre educação e racismo, ensino da cultura indígena, consequências do racismo na saúde mental da criança negra, antirracismo como princípio educacional, ações afirmativas, racismo cotidiano, literatura negra e educação étnico-racial, entre outros. 

A ideia é que, a partir da reflexão sobre as práticas diárias de ensino, as atividades deem origem a projetos de pesquisa e artigos científicos. 

“Nesse sentido, a relação entre ensino, pesquisa e extensão é marcadamente dialética, por meio da interação entre a comunidade escolar e o IFMS, culminando em ações que possibilitem a troca de saberes entre os conteúdos de pesquisa e da prática de ensino”, destaca Marcela. 

Projeto – Está registrado no edital n° 06/2021, destinado a atividade de extensão realizadas em fluxo contínuo, sem fomento institucional. Além da docente, também integra a equipe do projeto a discente Lauane Santos, do curso técnico integrado em Informática. 

O curso possui também como parceiros em suas atividades o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Nova Andradina e a Escola Municipal Professor João de Lima Paes.