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EAD

Curso livre aborda Educação Física no ensino profissional

Interessados devem acessar a plataforma do IFMS. Curso tem duração de 20 horas e pode ser feito até o mês de junho
por Cleyton Lutz publicado: 07/04/2021 13h19 última modificação: 07/04/2021 13h19

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu mais um curso livre em sua plataforma online: “Let us play: maximização de atividades na educação física escolar”. 

Com duração de 20 horas, o curso possui nível básico, é realizado totalmente a distância e se destina a acadêmicos e professores de Educação Física, bem como aos demais interessados. As atividades podem ser feitas até 30 de junho – o prazo mínimo para obtenção do certificado é de quatro dias após a inscrição. 

O foco das atividades é na formação continuada para docentes da área, tratando da relação entre atividade física e saúde e a importância da Educação Física no ensino profissional e tecnológico.  

O curso – desenvolvido com uma proposta aberta, online e massiva (MOOC, na sigla em inglês) – também dá ênfase à estratégia let us play, que visa a maximizar a atividade física mediante a modificação de jogos e brincadeiras tradicionais a partir da identificação da existência de barreiras primárias à prática (como filas, eliminação, grandes equipes, pouco envolvimento dos estudantes e do professor, falta de otimização do espaço, uso de equipamentos e regras). 

Os conteúdos do curso abordam temas como o papel da atividade física e saúde na adolescência, o contexto da Educação Física na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e o funcionamento da estratégia let us play

Pesquisa – O curso livre é resultado de um trabalho de conclusão desenvolvido no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Campus Campo Grande do IFMS em rede com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). 

O curso foi apresentado como produto educacional técnico e tecnológico, necessário para a finalização da pós-graduação, por Caroline Reis. Ela, que atua como Auxiliar em Administração no Instituto Federal e possui formação em Fisioterapia, defendeu o trabalho em fevereiro deste ano. 

A pesquisa – desenvolvida sob orientação do docente do mestrado e da área de Educação Física, Fabrício Cesar Ravagnani, que teve ainda a colaboração da professora Christianne Ravagnani, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – se baseou em uma revisão de literatura para montagem do material, na organização do curso e do ambiente virtual. 

Os docentes da área que atuam no IFMS também puderam participar avaliando o curso e dando sugestões, por meio de um fórum que permitia a indicação de atividades modificadas segundo a estratégia let us play

“Como pudemos observar na literatura sobre o tema, 80% dos adolescentes não atingem a recomendação de prática de atividade física para promoção ou manutenção de saúde, de maneira a contribuir com a melhora dos aspectos físicos, sociais e cognitivos, que a prática de atividade física pode proporcionar”, explica Caroline. 

“Atualmente, a recomendação é que crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, pratiquem, pelo menos, 60 minutos diários de atividade física moderada-vigorosa, especialmente aeróbica. Acreditamos que a disciplina de Educação Física tem um papel importante na construção de hábitos de vida mais ativos e saudáveis”, destaca.

Cursos livres – São gratuitos, realizados totalmente a distância e sem a necessidade de tutoria, permitindo ao aluno estudar no local e no melhor horário,  por meio de smartphones, tablets ou computador. Os certificados são emitidos pelo próprio cursista, após aproveitamento mínimo de 60% nas atividades.

Atualmente são ofertados nove cursos, sobre diversos temas, com turmas em andamento até o final do semestre e duração que vai de 20 a 60 horas.

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