Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Divulgados candidatos em votação para comunidade interna

Conselho Superior

Divulgados candidatos em votação para comunidade interna

Campanha pode ser feita até 1° de novembro. Já a eleição, para a escolha dos 12 novos representantes, será realizada no dia 4 do mesmo mês
por Cleyton Lutz publicado: 13/10/2021 17h15 última modificação: 13/10/2021 17h15

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na Central de Seleção a homologação das candidaturas inscritas para a eleição do Conselho Superior (Cosup) da instituição, para o período 2022/2024, voltada à escolhe dos membros da comunidade interna. 

Foram registradas 25 candidaturas no total, de discentes (6), docentes (10) e técnico-administrativos (9). A eleição para escolha dos titulares e suplentes, 4 para cada categoria, será feita no dia 4 de novembro, em votação virtual. 

As categorias poderão ter uma única representação por campus e uma única em técnico-administrativo pela reitoria. O atendimento presencial para votação será realizado conforme agendamento, pelo formulário disponível na página da Consulta

Campanhas – Os candidatos que concorrem às vagas poderão fazer campanha de 14 de outubro a 1° de novembro. 

Aos candidatos, será permitido a utilização de perfis nas redes sociais e e-mail institucional pessoal para divulgação da campanha, bem como a distribuição de materiais publicitários em áreas de uso comum. 

Caso sejam utilizados, os materiais publicitários deverão ter a dimensão máxima do papel A4, sendo o candidato inteiramente responsável por seu conteúdo e produção. 

Por outro lado não será permitida a afixação de material publicitário em local diverso daquele definido pela Subcomissão Eleitoral; a realização de campanha nas salas de aula e laboratórios, nos horários em que haja professores ministrando suas aulas; a utilização de e-mails institucionais de setores; e a hospedagem de propaganda de campanha nos veículos oficiais de comunicação do IFMS. 

Todas as normas para a realização das campanhas, incluindo as condutas sujeitas a advertência e cassação podem ser consultadas no item 10 do edital de abertura do processo seletivo. 

Votação – Poderão participar aqueles cujos nomes constam na lista final de eleitores. O voto é sigiloso e será permitido por meio de sistema eletrônico com autenticação por login e senha, de uso pessoal e intransferível, utilizando dados do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), para servidores, e do e-mail institucional, para estudantes. 

Cada eleitor poderá votar em até quatro candidatos distintos pertencentes à sua categoria. A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado no dia seguinte após a votação. 

Já a publicação do resultado final será feita no dia 12 de novembro. 

Outras eleições – O Instituto Federal também está com processo seletivo aberto para a escolha de representantes dos egressos (edital n° 70/2021) e de instituições da sociedade civil (edital n° 69/2021) que irão compor o colegiado pelo mesmo período. 

Serão escolhidos dois ex-alunos, um de curso técnico e outro da graduação, e seis instituições, sendo duas de cada segmento: entidade patronal, entidade dos trabalhadores e setor público e/ou empresas estatais. As inscrições, para ambas as representações, podem ser feitas até 24 de outubro, na Página do Candidato

Os egressos serão selecionados pela presidência do colegiado, que indicará os titulares e suplentes, com base nas informações dos memoriais descritivos. 

No caso da sociedade civil, a relação com as inscrições homologadas será submetida à análise do Colégio de Dirigentes (Codir) e, posteriormente, à aprovação do pleno do Cosup. Caso não haja inscritos, o Codir indicará os representantes. 

Conselho Superior  É o órgão colegiado máximo do IFMS e possui caráter normativo, consultivo e deliberativo. Tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição. 

Compete ao Cosup deliberar sobre a normatização, execução e avaliação da política geral da instituição. Saiba mais sobre a atuação do colegiado na página do Cosup.