Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Entrega de computadores beneficia população indígena

Dourados

Entrega de computadores beneficia população indígena

Iniciativa faz parte das ações do Centro de Recondicionamento de Computadores, em funcionamento na unidade desde 2019
por Cleyton Lutz publicado: 14/05/2021 10h28 última modificação: 14/05/2021 10h34

Doação CRC - Dourados

Computadores foram entregues e instalados em escolas indígenas de Dourados - Foto: Campus Dourados

O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou na semana passada a entrega e instalação de computadores destinados a beneficiar a educação e saúde da população indígena do município. 

Por meio das ações do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que funciona na unidade há quase dois anos, na quinta-feira, 6, o campus ficou responsável pelo transporte e instalação de 20 máquinas nos laboratórios de informática das escolas municipais indígenas Agustinho e Lacui Roque Isnard, que ficam em Dourados. 

“Por meio dessa ação atingimos a rede municipal de ensino e a população indígena, contribuindo para melhores condições a estudantes e professores por meio do acesso a computadores, com sistemas operacionais de qualidade”, comenta o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo. 

“Trata-se de uma ação com foco na infraestrutura e na parte pedagógica, que materializa nossa preocupação em atender a comunidade. Por meio dela atingimos a rede municipal de ensino e a população indígena, contribuindo para melhores condições a estudantes e professores por meio do acesso a computadores, com sistemas operacionais de qualidade”, comenta o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo. 

Para a próxima semana está prevista a entrega de mais dez computadores, que serão instalados na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do município. As máquinas foram vieram da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), onde foram recondicionados. 

Recondicionamento – Atualmente existem oito CRCs no país. O do IFMS em Dourados é o único de Mato Grosso do Sul.

Criados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – e hoje sob responsabilidade do Ministério das Comunicações (MCOM) – os centros são espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos destinados à revitalização de pontos de inclusão digital. 

Por meio deles também ocorrem cursos e oficinas, visando à formação cidadã e profissionalizante de jovens em situação de vulnerabilidade social. “As ações promovidas pelo CRC, em parecia com o MCOM, são de suma importância para a promoção da inclusão digital”, destaca o coordenador do centro em Dourados, Evandro Falleiros, docente do campus. 

“Além da inclusão, temos a preocupação com o devido gerenciamento dos resíduos eletrônicos, para que consigamos atuar sempre com consciência social e ambiental”, complementa. O CRC envolve, no momento, 11 servidores da unidade e dois estudantes do ensino técnico integrado, bolsistas que auxiliam nas ações de recondicionamento.

Doação CRC - Dourados 2

Computadores entregues fazem parte das ações do Centro de Recondicionamento do IFMS em Dourados - Foto: Campus Dourados

Atividades - No plano de atividades aprovado, o CRC de Dourados tem como meta o recondicionamento de 1.200 computadores e a formação de 800 estudantes, sendo que 220 já participaram do curso de Informática Básica.

Com recursos do Governo Federal de R$ 1,373 milhão – para custeio de bolsas, equipamentos e prestação de serviços – a expectativa é que a iniciativa prossiga até dezembro, quando termina o Termo de Execução Descentralizado (TED), que permitiu o investimento no centro. 

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as atividades do CRC também precisaram passar por adaptação. Em breve, deverão ser ofertados dois novos cursos a distância: Marketing Digital e Informática Básica. 

“A Covid-19 mudou totalmente nossas ações. Agora, as formações não podem mais ocorrer presencialmente. Assim, estamos elaborando projetos de curso EAD. Será nossa primeira experiência a distância”, informa Falleiros.

registrado em: , ,