Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Estudantes podem se inscrever no Hackathon IFMS

SCT 2021

Estudantes podem se inscrever no Hackathon IFMS

Maratona de trabalho em equipe, aberta aos estudantes dos dez campi, faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2021
por Juliana Aragão publicado: 13/09/2021 14h50 última modificação: 20/09/2021 09h19

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para participação no Hackathon IFMS 2021, maratona de trabalho em equipe que faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição.

A inscrição é gratuita e aberta aos estudantes dos dez campi do IFMS. Os interessados devem formar uma equipe, com cinco integrantes e um tutor, e se inscrever por meio de formulário online até 19 de setembro.

Podem integrar as equipes alunos matriculados em quaisquer cursos da instituição, de diferentes campi e níveis. O tutor deve ser uma pessoa vinculada a alguma instituição ou empresa.

"O evento trabalha com a perspectiva de unir estudantes de diferentes campi para que tragam suas próprias bagagens na solução de problemas em comum", explica o coordenador do evento, Vinícius Ferreira.

O coordenador do evento e professor do Campus Três Lagoas, Vinícius Gomes Ferreira, explica que a ideia de formar equipes multicampi visa promover uma integração de experiências.

"O evento trabalha com a perspectiva de unir estudantes de diferentes campi para que tragam suas próprias bagagens na solução de problemas em comum. Além disso, o Hackathon busca estimular a autonomia e a visão empreendora nesses jovens, transformando uma ideia em valor tanto para a sociedade quanto para eles próprios".

Para participar do Hackathon IFMS 2021, o interessado deve ter um computador ou notebook, conexão à internet e acesso a algumas ferramentas que serão utilizadas durante o evento.

O número de participantes é limitado. Serão inscritas, no máximo, 30 equipes para o evento.

Hackathon - Será realizado de forma virtual, entre os dias 1º e 3 de outubro, no final de semana que antecede o início da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS.

Este ano, os participantes da maratona deverão criar soluções inovadoras para o planeta, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)

As equipes, portanto, deverão desenvolver soluções para problemas relacionados a pelo menos um dos 17 ODS:

• Erradicação da Pobreza;
  • Fome Zero e Agricultura Sustentável;
  • Saúde e Bem-Estar;
  • Educação de Qualidade;
  • Igualdade de Gênero;
  • Água Potável e Saneamento;
  • Energia Limpa e Acessível;
  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura;
  • Redução das Desigualdades;
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis;
  • Consumo e Produção Responsáveis;
  • Ação Contra a Mudança Global do Clima;
  • Vida na Água;
  • Vida Terrestre;
  • Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e
  • Parcerias e Meios de Implementação.

"A proposta é que a equipe olhe para um problema e busque uma solução, trabalhando habilidades como negociação, trabalho em grupo e empatia. Refletir sobre a resolução de problemas é importante tanto para a vida acadêmica desses estudantes, mas também para o mundo do trabalho, que cada vez mais busca ideias inovadoras, criativas e efetivas".

"A proposta é que a equipe olhe para um problema que afeta toda a sociedade e busque uma solução, trabalhando habilidades como negociação, trabalho em grupo e empatia", ressaltou o professor Vinícius.

Como preparação para o evento, os inscritos deverão participar de uma palestra vritual sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Durante o Hackathon, serão disponibilizados vídeos com instruções sobre o processo de escolha de um problema, desenvolvimento de uma solução e análise de viabilidade.

A interação entre os participantes será feita por meio do Discord do evento

Todos os participantes, inclusive os tutores, receberão certificado pela participação. A equipe vencedora receberá prêmios no valor de R$ 640. Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página do Hackathon IFMS.

SCT 2021 - Este ano, a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS será realizada entre os dias 4 e 9 de outubro, com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta".

Realizada pelo IFMS há 11 anos, a SCT 2021 prevê em sua programação salas virtuais de aprendizagem, onde serão oferecidos cursos, palestras e oficinas, além de:

• Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS;
  • Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict);
  • Atividades makers;
  • Encontro de Iniciação Científica;
  • Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação (Cipei).

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página da SCT 2021.