Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Estudantes são destaque na Olimpíada Brasileira de Geografia

Ensino

Estudantes são destaque na Olimpíada Brasileira de Geografia

Equipes do IFMS conquistaram três medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze, e uma delas se classificou para etapa nacional
por Juliana Aragão publicado: 18/10/2021 13h40 última modificação: 13/12/2021 11h30
  • Paula, Estéfani e Isabel, de Ponta Porã, levaram o ouro com a equipe “GeoIFMS1 - Foto: Campus Ponta Porã

  • Isadora, Raquel e Beatrice, da capital, conquistaram a prata com a equipe "Eletrominas" - Foto: Campus Campo Grande

  • Letícia e Emanoelly, de Ponta Porã, ganharam o bronze com a equipe “GeoIFMS3” - Foto: Campus Ponta Porã

Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistaram nove medalhas na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra - GeoBrasil 2021, realizada de forma online entre os meses de agosto e setembro. Foram três medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze, sendo que uma das equipes foi classificada para a etapa nacional da competição.

"As provas eram desafiadoras, mas deu certo, tanto que ficamos em 2º lugar no ranking estadual. Esse resultado só comprova a excelência do IF", destaca o estudante de Campo Grande, João Pedro Haufes.

Entre as medalhistas de ouro está a equipe "IFMS Campo Grande", formada pelos estudantes do 7º semestre do curso técnico em Informática Adriel Carmo, João Pedro Haufes e Vinícius Batista.

"Participar da GeoBrasil foi um grande desafio. Não foi fácil, até porque as provas eram realmente desafiadoras, mas deu certo, tanto que ficamos em segundo lugar no ranking estadual. Esse resultado só comprova a excelência do IF", destaca João Pedro.

A equipe, coordenada pela professora Andrerika Silva, foi classificada para a etapa nacional, que já está sendo realizada de forma online e segue até o dia 31 de outubro.

"Nesta última etapa, além da prova teórica cada equipe precisa desenvolver um projeto inspirado em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU [Organização das Nações Unidas]. Nossa equipe pretende trabalhar com algum problema aqui do estado de Mato Grosso do Sul", explica a coordenadora.

O Campus Dourados também levou  ouro com a equipe “IFMSDourados2”, formada pelas estudantes Ariane Amarante e Isabella Araújo, do 2º semestre do curso técnico integrado em Informática para Internet, e Giovanna Dias, do 4º semestre.

"O sentimento de orgulho é satisfatório e poder provar nosso valor ao representar o IFMS trazendo ouro é uma grande honra", pontua a estudante Isabella Araújo, medalhista de ouro do Campus Dourados.

"Trabalhar em equipe nos fez aproveitar ao máximo o tempo para aprendermos assuntos que sem a preparação e pesquisa jamais teríamos descoberto. O sentimento de orgulho é satisfatório e poder provar nosso valor ao representar o IFMS trazendo ouro é uma grande honra", pontua Isabella.

O trio foi orientado pelo professor Fernando Firmino que, por meio de um projeto de ensino, reforçou alguns pontos do conteúdo com as alunas.

"Uma questão que considero interessante destacar é o caráter colaborativo das provas das olimpíadas, pois coloca os estudantes para pensarem juntos nas soluções das questões. Eles se ajudavam mutuamente na resolução das provas", destaca o docente.

A terceira medalha de ouro do IFMS foi conquistada pela equipe “GeoIFMS1”, do Campus Ponta Porã, formada pelas estudantes do 2º semestre do curso técnico em Agricultura Estéfani de Barros, Isabel Sanchez e Paula Bataglin.

"Nós nos esforçamos bastante para conseguir bons resultados, e sempre trabalhamos em equipe. A olimpíada estimulou  a gente a buscar ainda mais conhecimento na área", ressalta a estudante Estéfani.

"Nós nos esforçamos  para conseguir bons resultados, e trabalhamos em equipe. A olimpíada nos estimulou  a buscarmos mais conhecimento na área", ressalta a estudante de Ponta Porã, Estéfani de Barros.

Orientadas pelo professor João Batista, as medalhistas de ouro também se preparavam para as provas no projeto de ensino GeoCiências.

"Foram oferecidas palestras, lives, grupos de estudo e simulados online que visaram exatamente preparar estudantes para as olimpíadas brasileiras de Geografia e de Ciências da Terra. E deu certo porque foi a primeira participação já com um ótimo resultado", destaca o orientador.

Também participaram do projeto de ensino os professores Everton dos Santos e Ademir Barbosa, o geógrafo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Ângelo Ribeiro, e a professora Patrícia Aguiar, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Outras medalhas - A equipe “Eletrominas”, formada pelas estudantes Isadora  dos Santos, Raquel Pinheiro e Beatrice Brixner, do 4° semestre do curso técnico integrado em Eletrotécnica da capital, conquistaram a medalha de prata. A orientação foi da professora Simone Maria Leme

A equipe “Geomórficos”, composta pelos estudantes Elise Hasegawa, Henrique Fujikawa e Lukyan de Paiva, do 4° semestre do curso técnico integrado em Informática do Campus Campo Grande, sob orientação do professor Valdomiro Antonio de Oliveira Lima, conquistou medalha de bronze.

A medalha de bronze também foi consquistada pela equipe "IFMSDourados1", formada pelos estudantes Eduarda da Silva, Luiz Otávio Torres e Marielly Peres, e também orientada pelo professor Fernando Firmino. 

Os estudantes da Equipe “GeoIFMS3” do 4º semestre do curso técnico em  Agricultura do Campus Ponta Porã, Emanoell Limonge, Letícia Francisco e Luis Augusto da Silva, também levaram a medalha de bronze.

As outras duas medalhas de bronze foram conquistadas por estudantes do Campus Jardim orientados pela professora Joyce de Oliveira. A equipe “Geodo” do 4º semestre do curso técnico em Edificações era formada por Geovana Nunes, Geovana Larreia e Amanda Carvalho. Já a equipe “JMV GeoBR” era composta por Joanne Ooi, Alamir de Rezende, Maria Fernanda Nogueira e Viviana Martins, dos cursos técnicos em Edificações e Informática.