Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Evento virtual abordará o Dia dos Povos Indígenas

Diversidade

Evento virtual abordará o Dia dos Povos Indígenas

Atividades são abertas a todos e serão realizadas na segunda, 9, nos três períodos. Inscrições podem ser feitas até um dia antes
por Cleyton Lutz publicado: 04/08/2021 13h50 última modificação: 04/08/2021 13h50

Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Jardim realiza na mesma data um evento virtual sobre o tema. 

Promovido com o apoio dos núcleos dos campi Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, o evento pode ser acompanhado pelos interessados e terá transmissão ao vivo pelo canal da unidade no YouTube, a partir das 8 horas. As atividades acontecerão nos períodos da manhã, tarde e noite. 

Para receber certificado, com carga horária de 12h, é necessário efetuar a inscrição gratuita previamente até a véspera, dia 8, na página do evento. Posteriormente, o participante também deve se inscrever para cada atividade individualmente. 

A programação prevê debates sobre temas como educação escolar indígena, os impactos étnico-culturais da exploração de trabalhadores indígenas no MS, e a relação entre território, reconhecimento e memória indígena, além de uma apresentação do grupo de estudos Tereza de Benguela, vinculado ao núcleo, composto por servidores do IFMS e membros da comunidade externa. 

As atividades terão a participação de representantes da população indígena das etnias Terena e Guarani-Kaiowá, bem como de especialistas na temática do evento. 

Mobilização – O evento está registado no edital n° 06/2021, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), voltado a atividades de extensão em fluxo contínuo, sem fomento institucional. Ele também faz parte do calendário acadêmico do Campus Jardim. 

O coordenador do evento, Guilherme Galício, assistente em administração na unidade, explica que as atividades propostas buscam dar visibilidade às lutas, conquistas e dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas. 

“Nosso objetivo é promover encontros de reflexão e capacitação de servidores em educação, estudantes e sociedade civil para o conhecimento e valorização da história dos povos indígenas, bem como sua cultura e a diversidade na construção histórica e cultural do país”, destaca. 

Data – Desde 1995, o dia 9 de agosto é conhecido como “Dia Internacional dos Povos Indígenas”. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando a garantia de condições minimamente dignas aos povos indígenas de todo o planeta. 

A partir de então foi criado um decreto que constituiu grupos de trabalho para a elaboração de uma declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas. O texto foi aprovado em 2006 pelo Conselho de Direitos Humanos da instituição e um ano depois recebeu aprovação em assembleia da entidade.

Em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), a população indígena soma 80.459 habitantes, presentes em 29 municípios, representados por oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató.

registrado em: , , ,