Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFMS abre mil vagas na graduação para o 2º semestre

Sisu 2021

IFMS abre mil vagas na graduação para o 2º semestre

Seleção será feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com vagas distribuídas em 16 opções de cursos nos dez campi da instituição. Inscrições de 6 a 9 de abril
por Osvaldo Sato publicado: 05/03/2021 08h12 última modificação: 16/04/2021 10h04

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 4, o edital para ingresso nos cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021, no segundo semestre letivo deste ano.

São oferecidas mil vagas nos dez campi da instituição, em cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas.

A oferta abrange as áreas de Agronomia, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais, Química, Produção de Grãos, Processos Metalúrgicos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.

Inscrições - Deverão ser feitas entre os dias 6 e 9 de abril, na página do Sisu.

O candidato deverá acessar o site com seu login e senha e buscar, no sistema de inscrições, o curso e a vaga oferecidos pelo IFMS, marcando sua opção.

Poderão se inscrever no Sisu 2021 os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e que obtiveram nota acima de zero na redação e também em todas as áreas do  conhecimento.

A previsão é que o resultado e a convocação da primeira chamada para matrículas sejam publicados no dia 13 de abril, na página do Sisu, e no dia seguinte na Central de Seleção do IFMS.

A lista de espera será divulgada, na página do Sisu, no dia 22 de abril. Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse durante o período estipulado no cronograma do Sisu.

Com base na lista de espera, o IFMS divulgará a segunda chamada para matrículas no dia 27 de abril.

Ações Afirmativas (Cotas) - Metade das vagas ofertadas é para candidatos que cursaram integralmente todas as séries do ensino médio em escola pública. Dessas vagas reservadas, 50% se destinam àqueles com renda familiar per capita não superior a um salário mínimo e meio.

Ainda há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

O IFMS também possui a opção do bônus local, voltado aos candidatos residentes nas áreas de abrangência dos campi, que têm direito de um acréscimo de 20% na nota do Enem.

A opção pelas ações afirmativas deverá ser feita no ato da inscrição.

Heteroidentificação - O IFMS realizará bancas de heteroidentificação no dia 15 de abril, de forma a confirmar a autodeclaração dos candidatos pretos e pardos.

Os convocados para as bancas deverão comparecer no horário e local divulgados na mesma data da primeira chamada.

Serão desclassificados do certame os ausentes nas bancas e os que tiverem a autodeclaração indeferida pela banca.

Vagas remanescentes - Após as duas chamadas, caso ainda haja vagas não preenchidas, essas serão disponibilizadas pelo processo seletivo de vagas remanescentes, com uma única chamada.

Poderão se inscrever nesta seleção os candidatos que participaram do Enem nos anos de 2018, 2019 ou 2020.

Quadro de vagas

Campus Curso Período Vagas