Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFMS abre segunda edição do Encontro de Linguagens

IFMS abre segunda edição do Encontro de Linguagens

Evento online vai até sexta-feira, 19. Serão abordados temas como o ensino de línguas indígenas, português como língua adicional e internacionalização do currículo
por Osvaldo Sato publicado: 17/11/2021 11h47 última modificação: 17/11/2021 11h52

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia nesta quarta-feira, 17, a segunda edição do Encontro de Linguagens da instituição, que segue até sexta-feira, 19, em formato virtual.

Aberto ao público, o evento tem como tema  "Ensino de línguas e internacionalização: práticas, vivências e reflexões", com uma programação que inclui palestras, mesas-redondas e seminários.

Na abertura ocorrerá uma mesa-redonda com tema “A produção e o uso de materiais didáticos para o ensino de línguas indígenas em Mato Grosso do Sul”.

Uma das participantes será a pedagoga do Campus Aquidauana, Andréa Eduardo. Ela explica que o Estado tem como característica a diversidade linguística que inclui, em especial, as línguas indígenas, fundamentais para a cultura local.

“É por meio da língua que a cultura, o conhecimento, e a história de um povo é passada de geração para geração. Por ser esse um elemento cultural importante, elas precisam de ações de preservação e revitalização, como este Encontro, que oportuniza o debate e a reflexão sobre o ensino de línguas indígenas”.

Para acompanhar a palestra de abertura, o interessado pode acessar o canal IFMS Internacional, a partir das 19 horas.

A presidente da comissão organizadora e professora de Português/Espanhol do Campus Campo Grande, Beatriz Alencar, comenta a grande adesão de inscritos e expectativas para a segunda edição do evento.

“O Encontro é um momento único em nossa instituição para que os professores de Letras possam ter um espaço voltado a formação e trocas de experiências/conhecimentos no decorrer do ano. Trata-se de uma oportunidade para discussão sobre nossas práticas, exposição de projetos e apresentação de pesquisas”.

Ela ressalta ainda a variedade de temas abordados no evento. "As mesas foram projetadas pensando numa sequência de ideias que enfatizam a relevância de refletirmos sobre as políticas linguísticas no IFMS, valorizando as relações entre o ensino de línguas adicionais e a internacionalização como um todo".

Programação – Na quinta-feira, 18, estão previstos um bate-papo sobre o Português como Língua Adicional (PLA) e uma palestra sobre internacionalização do currículo, ambas atividades serão transmitidas ao vivo. Docentes da área de Letras do Instituto Federal poderão participar, em salas virtuais, de seminários sobre práticas no ensino médio técnico integrado.

No dia 19, a programação inclui uma mesa-redonda sobre educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais, além de seminários sobre práticas do Centro de Idiomas da instituição, sendo essa uma atividade interna. O evento será encerrado com um debate sobre políticas de internacionalização e linguística nos Institutos Federais.

A programação completa do II Encontro de Linguagens pode ser conferida na página do evento