Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFMS disponibiliza R$ 110 mil para atividades de extensão

IFMS disponibiliza R$ 110 mil para atividades de extensão

Edital de seleção de atividades de extensão prevê concessão de auxílio financeiro para desenvolvimento das atividades e bolsas para estudantes participantes
por Osvaldo Sato publicado: 18/08/2021 09h29 última modificação: 18/08/2021 09h29

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 16, o edital da seleção de propostas de atividades de extensão a serem executadas na instituição. Os aprovados receberão auxílio financeiro para seu desenvolvimento e também bolsas para os estudantes participantes.

As atividades de extensão são modalidades desenvolvidas por meio de programa, projeto, curso, evento ou prestação de serviços tecnológicos, que devem ter a comunidade externa como público-alvo.

O proponente será o coordenador da proposta, a quem cabe indicar os estudantes beneficiários das bolsas. Pode ser coordenador o servidor efetivo do Instituto Federal. Caso seja técnico-administrativo, deve incluir na proposta a participação de um docente para orientação dos estudantes bolsistas.

As propostas deverão ser desenvolvidas entre os meses de outubro de 2021 a junho de 2022.  O edital n.º 66/2021, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção.

Submissões – As propostas deverão ser submetidas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos - SIGProj, de 24 de agosto a 12 de setembro de 2021.

No item “Anexos” da proposta, no SigProj, devem ser adicionadas o termo de inscrição do coordenador (Anexo IV do edital); o termo de compromisso do estudante bolsista (Anexo V); e o termo de adesão ao serviço voluntário, caso tenha membro voluntário na equipe (Anexo VI).

Além disso, o proponente deve informar o cronograma de atividades, planos de trabalho, previsão de despesas e outros.

A seleção será feita em três etapas: pré-avaliação, condições de habilitação e, por fim, avaliação do mérito e da experiência do coordenador.

Recurso – Estão previstas duas formas de fomento para o desenvolvimento das atividades de extensão: auxílio financeiro – via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (Piepi)  e bolsas de extensão, via Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex).

O valor total previsto para o fomento é de até R$ 110 mil reais, sendo R$ 10 mil para auxílio financeiro e R$ 100 mil para bolsas de extensão.

Cada proposta aprovada pode receber apoio de até R$ 500 reais, destinados à auxílio financeiro para o desenvolvimento dos projetos de extensão. Além disso, pode contemplar até cinco bolsistas.

As bolsas para estudantes serão concedidas por nove meses, nos valores de: R$ 400 reais para estudantes de nível superior e R$ 100 reais para estudantes de nível médio. Os recursos são oriundos do Pibaex.

Poderão participar também das atividades estudantes e servidores voluntários, para auxiliar na execução das ações, sem previsão de recebimento de bolsas.

Cronograma – Em 15 de setembro será divulgado o resultado da primeira fase de avaliação das propostas, com abertura do período de adequação nos dois dias posteriores.

Já no dia 24 sairá o resultado preliminar. Após o período para recursos, o resultado final está previsto para 29 de setembro.