Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFMS investe no aprimoramento de atividades não presenciais

IFMS investe no aprimoramento de atividades não presenciais

Foram adquiridos 51 notebooks e 110 mesas digitalizadoras, que estão sendo repassados aos dez campi. Investimento total ultrapassa R$ 230 mil
por Osvaldo Sato publicado: 11/05/2021 09h32 última modificação: 11/05/2021 09h37

Mesas digitalizadoras foram entregues ao Campus Aquidauana no dia 30 de abril - Foto: Campus Aquidauana/IFMS

Com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento das atividades não presenciais de ensino, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) adquiriu 51 notebooks e 110 mesas digitalizadoras a serem distribuídos ao corpo docente dos dez campi.

O investimento total foi de R$ 236.960, sendo R$ 173.600 para os notebooks e R$ 63.360 para mesas digitalizadoras.

"Esses equipamentos são suportes tecnológicos para que nossos docentes possam criar e ofertar suas aulas com qualidade e eficácia”, destacou a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes.

A demanda foi aberta pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), no intuito de contribuir com as atividades não presenciais de ensino.

"A aquisição e a distribuição desses equipamentos é de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades não presenciais, pois são suportes tecnológicos para que nossos docentes possam criar e ofertar suas aulas com qualidade e eficácia”, destacou a pró-reitora, Cláudia Fernandes.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, em março do ano passado o IFMS passou a ofertar as atividades de ensino de forma não presencial, com apoio de plataformas online.

"A necessidade de distanciamento social trazida pela pandemia nos obrigou a ofertar atividades não presenciais de ensino e, assim, a capacidade de ensinar e aprender remotamente nunca foi tão importante como agora, tendo os suportes tecnológicos e a internet como ferramentas cruciais para os processos de ensino-aprendizagem".

De acordo com a última decisão do IFMS, as atividades presenciais seguem suspensas até 15 de julho.

Distribuição - A primeira entrega de equipamentos foi realizada no dia 30 de abril, no Campus Aquidauana. Na ocasião, a reitora, Elaine Cassiano, e os pró-reitores de Ensino e Extensão, Cláudia Fernandes e Danilo Teles, respectivamente, fizeram o repasse das mesas digitalizadoras à unidade.

Na sequência, foram feitas as entregas nos campi Campo Grande (05/05), Dourados e Ponta Porã (07/05), Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas (10/05).

Nesta terça-feira, 11, os notebooks serão entregues no Campus Aquidauana. Os campi Corumbá e Jardim receberão os equipamentos nesta quarta-feira, 12; e na sexta-feira, 14, será a vez do Campus Coxim.

Estudantes - Paralelamente às ações de aprimoramento das atividades de ensino não presenciais, o IFMS implementou uma série de ações para apoio aos estudantes.

Entre as iniciativas estão o empréstimo de computadores a alunos e editais para concessão de auxílio emergencial aos estudantes, seja para finalidades gerais ou específicas, como para contratação de serviços de acesso à internet.

No mês de abril, foram entregues os chips de telefonia celular, com acesso à internet, aos 87 estudantes contemplados no edital Alunos Conectados.

O edital foi destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade social, visando promover o acesso e contribuir com a equidade entre os alunos por meio de acesso à internet.

Os alunos contemplados na primeira lista do edital, e que ainda possuem vínculo com a instituição, receberam o chip e devem ativá-lo com seu CPF próprio, ligando na operadora de telefonia, pelo número 0800-701-7120.

O IFMS ofertou ainda o auxílio emergencial para acesso digital a estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação presenciais. O valor de R$ 50,00 mensais será pago durante o período de atividades presenciais suspensas.

IFMS contra o coronavírus - Todas as ações desenvolvidas pelo IFMS para o combate ao novo coronavírus, informações sobre formas de prevenção, documentos institucionais referentes à situação, além de podcasts e as notícias relacionadas ao assunto estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.