Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > IFMS planeja retorno ao presencial com a comunidade protegida

IFMS contra o Coronavírus

IFMS planeja retorno ao presencial com a comunidade protegida

Diante do avanço da vacinação, unidades se estruturam para o retorno com a preparação de servidores, aquisição de equipamentos e materiais de biossegurança.
por Osvaldo Sato publicado: 11/08/2021 14h22 última modificação: 19/08/2021 14h54

As aulas do segundo semestre letivo de 2021 já começaram no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O modelo adotado segue sendo o de atividades não presenciais de ensino, conforme Decisão n° 186/2021, que prorroga até 15 de outubro a suspensão das atividades presenciais.

Entretanto, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, existe a possibilidade de retomada das atividades presenciais de ensino, antes do prazo estabelecido pela decisão. Este retorno está condicionado à evolução do cenário da pandemia e a classificação do Programa Prosseguir, em cada município onde o IFMS possui campus.

“Nós conseguimos chegar a 2021 protegendo nossos servidores e estudantes, apoiando suas famílias e enfrentando a pandemia com soluções inovadoras. E vamos continuar. Agora, estamos em um novo momento desafiador, pois com a vacinação de boa parte da comunidade, será possível retomar mais atividades presenciais com segurança, seguindo as medidas de proteção”, afirmou a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.

A possibilidade de retorno já está prevista nas "Diretrizes para Atividades Presenciais durante a Pandemia”. Documento elaborado pela instituição que apresenta uma tabela com as fases do Prosseguir e faz a relação com as atividades de ensino e administrativas que devem ser retomadas em cada uma delas.

Atualmente, as atividades remotas de ensino seguem orientação da Instrução Normativa n° 01/2021, que trata das orientações didático-pedagógicas para a oferta de atividades não presenciais e atividades de forma flexibilizada no Instituto Federal enquanto durar o caráter de excepcionalidade motivado pela pandemia do Coronavírus (Covid-19).

A pró-reitora de Ensino do IFMS, Claudia Fernandes, destaca que uma série de medidas foram tomadas pela instituição para minimizar os impactos relacionados à falta de acesso dos estudantes ou servidores ao computador e à internet, além da capacitação de servidores para darem apoio às atividades remotas.

“Sabemos do grande esforço dos nossos estudantes durante este período de atividades não presenciais, em meio à uma pandemia, e acreditamos que toda essa dedicação será recompensada, como forma de crescimento e, por isso, quero dizer a eles para manterem-se focados, pois várias ações serão ampliadas, como o aumento de aulas síncronas e retorno presencial gradual e ampliado”, explicou a pró-reitora.

Ações - Para a retomada, a instituição iniciou a preparação dos campi, com a aquisição de materiais de biossegurança e outros equipamentos, além de preparação das equipes. O investimento é de aproximadamente R$ 90 mil reais e está sendo feito de acordo com as necessidades de cada local,  promovendo melhorias. 

Foram adquiridos materiais, como álcool em gel e líquido, além de diversos tipos de dispensers para as áreas comuns, escritórios, laboratórios e salas de aula. Também foram adquiridos tapetes sanitizantes e produzidos face shields (protetores faciais) para os servidores.

Para o atendimento ao público, foram elaboradas barreiras acrílicas e os ambientes receberão sinalização de biossegurança. Em alguns campi também foram instaladas lousas digitais e novos computadores para transmissão ao vivo de conteúdos e gravação de aulas.

Outro trabalho realizado é a preparação das equipes de servidores para a recepção dos estudantes. O objetivo das ações é facilitar a adaptação à nova rotina trazida pela
pandemia.

Totens para distribuição de álcool em gel, tapetes sanitizantes, produção de faceshilds para os docentes, reuniões internas para organização do retorno.

Prosseguir - O Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul apresenta um método baseado em dados, informações e indicadores para nortear os diversos agentes da sociedade, principalmente os entes públicos, nas decisões, tornando as ações mais eficientes e seguras no combate à propagação da Covid-19.

A metodologia do Prosseguir apresenta uma divisão por cores, que indicam medidas de flexibilização ou restrição das atividades, de acordo com a classificação de risco de cada uma delas (baixo, médio ou alto risco). No IFMS, com base nessas divisões e seguindo as Diretrizes estabelecidas, as atividades poderão ou não ser retomadas.

O presidente da Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus, Pedro Rissato, detalha que o Prosseguir norteia as recomendações da Comissão. “O programa possui amplos critérios, baseados em dados, para analisar o cenário epidemiológico nos municípios onde a instituição está presente”, completou.

Para as atividades administrativas, o presidente da Comissão, Pedro Rissato, explica também como se dará o eventual retorno.

“A simples alteração da faixa no Prosseguir não significa que, no dia posterior, estudantes e servidores deverão se apresentar em seus campi, pois para o retorno é necessária decisão a ser emitida pela gestão dos campi e reitoria, determinando quais atividades serão presenciais, como serão retomadas e sempre zelando pela proteção à comunidade escolar”, explicou.

IFMS contra o Coronavírus - As ações do Instituto Federal, formas de prevenção à Covid-19, documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.

Na página, também é possível acessar podcasts com dicas sobre como lidar com o isolamento e o trabalho remoto, além das formas de contato do IFMS durante o período de atividades não presenciais.

*Matéria atualizada em 12/08/2021 para correção de informações.