Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Inscrições para estágio não presencial terminam na sexta-feira

Extensão

Inscrições para estágio não presencial terminam na sexta-feira

Processo seletivo visa a formação de cadastro de reserva nos dez campi para a realização do estágio curricular obrigatório
por Cleyton Lutz publicado: 28/04/2021 08h02 última modificação: 28/04/2021 08h02

O prazo de inscrições no processo seletivo para o estágio curricular obrigatório do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que será realizado de forma não presencial, termina na sexta-feira, 30. 

O processo seletivo interno visa a formação de cadastro de reserva nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

A relação dos cursos, turnos, pré-requisitos e carga horária semanal e as atribuições dos estagiários estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS, onde é possível consultar o edital de abertura do processo seletivo.

Os interessados devem se inscrever na Página do CandidatoPodem participar estudantes dos cursos técnicos e de graduação que estejam nos três últimos anos do respectivo curso e aptos a realizar o estágio. A prioridade será dada àqueles que estejam no último ano ou em fase integralização. 

Os candidatos devem ter idade mínima de 16 anos e disponibilidade de 20 a 30 horas semanais para a realização das atividades de estágio nos períodos matutino e vespertino. Para o estágio em período noturno, é necessário ser maior de 18 anos e ter carga horária disponível de 15 a 20 horas semanais. 

Seleção - Será feita a partir do Coeficiente de Rendimento (CR) do estudante, sendo considerada a matrícula atual e todas as unidades curriculares cursadas até o fim do segundo semestre de 2020. Em caso de empate, serão priorizados os inscritos com idade maior. 

O cálculo do CR será feito nos termos do Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do IFMS

Os selecionados serão convocados de acordo com a necessidade da instituição. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as atividades serão desenvolvidas de forma não presencial nos termos da Instrução Normativa n° 02/2021 da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A previsão é que o resultado preliminar seja publicado em 4 de maio, e o final no dia 10 do mesmo mês. 

Estágio - O estágio supervisionado obrigatório é definido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), sendo que a carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. A jornada do estagiário deve ser compatível com o horário escolar e não ultrapassar 30 horas semanais. 

A concessão de estágio curricular no IFMS buscar complementar a formação acadêmica do estudante, possibilitando a integração entre teoria e prática por meio do contato com a vida profissional. A função da atividade é proporcionar ao aluno uma formação que facilite a inserção ao mercado de trabalho.

A concessão não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e ocorre mediante a celebração de Termo de Compromisso de Estágio Interno entre o estudante e a instituição.