Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Inscrição para pós em Conservação da Natureza vai até 1° de agosto

Especialização

Inscrição para pós em Conservação da Natureza vai até 1° de agosto

Novo curso do Campus Corumbá começará no 2° semestre. Vagas se destinam a policiais militares ambientais e demais interessados. Saiba como participar
por Cleyton Lutz publicado: 21/07/2021 14h37 última modificação: 21/07/2021 14h38

Seguem abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Estratégias para a Conservação da Natureza, ofertado pelo Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a partir do 2° semestre. 

Realizada em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP)  organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na preservação do bioma Pantanal e da cultura local – a especialização busca formar profissionais capacitados para analisar e intervir de forma conjunta, com diferentes atores e organizações, promovendo uma gestão integrada da biodiversidade, com base em conhecimentos científicos e legais sobre a educação ambiental. 

São ofertadas 40 vagas para portadores de diploma de ensino superior, sendo 35 delas para policiais militares ambientais de todo território nacional, conforme definição dos comandos regionais da polícia militar. Os critérios foram pré-estabelecidos pelo Comando-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul junto com o IHP. 

As outras cinco vagas são reservadas aos demais interessados, que morem nos municípios de Corumbá ou Ladário. É necessário ainda possuir graduação Ciências Biológicas ou atuar profissionalmente na área ambiental. 

As normas do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção

Inscrições – São gratuitas, assim como o curso, e podem ser feitas até 1° de agosto, na Página do Candidato. Ao preencher o formulário, o candidato deverá anexar os seguintes documentos:

  • comprovante de residência nos municípios de Corumbá ou Ladário, no nome do candidato ou no nome de terceiro, junto com procuração assinada e devidamente reconhecida em cartório;
  • diploma de graduação;
  • comprovante de atuação profissional na área ambiental, apenas para aqueles que se enquadrem nessa situação.

Seleção – Para o público em geral será feita por sorteio eletrônico, no dia 17 de agosto. Para as vagas destinadas a polícia militar ambiental, a definição da lista de candidatos será elaborada internamente, no âmbito corporativo da Polícia Militar. 

A divulgação da primeira chamada, para os selecionados, está prevista para 20 de agosto. Já as matrículas acontecerão entre os dias 23 e 28 do mesmo mês. 

Curso – As aulas da especialização em Estratégias para a Conservação da Natureza serão predominantemente a distância, com 25% das atividades previstas sendo realizadas de maneira presencial. O curso ocorrerá em regime modular, com duração de 18 meses. Entre os temas a serem abordados nos durante o cumprimento dos módulos estarão:

  • ecologia básica;
  • biologia da conservação;
  • fundamentos e práticas em educação ambiental;
  • gestão e manejo de áreas protegidas;
  • histórico das políticas ambientais no Brasil;
  • legislação ambiental aplicada ao policiamento ambiental;
  • planejamento, manejo e gestão de bacias hidrográficas;
  • alternativas para a gestão de recursos hídricos;
  • sistemas de informações geográficas;
  • geotecnologias aplicadas ao meio ambiente.

Estão previsto ainda conteúdos voltados a metodologia de ensino a distância, metodologia científica e tópicos especiais – em formato híbrido, composto por simpósio, workshop, mesa-redonda e curso de campo, com a participação de profissionais convidados – além da realização de trabalho de conclusão de curso (TCC). 

A carga horária total do curso, entre atividades a distância, presenciais e produção do TCC, é de 460h. Mais informações estão disponíveis na página da especialização.