Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Novo curso livre aborda lógica de programação

Educação a Distância

Novo curso livre aborda lógica de programação

Com carga horária de 30 horas, curso de "Introdução à Lógica de Programação com Arduíno" é ofertado gratuitamente na modalidade a distância
por Osvaldo Sato publicado: 29/04/2021 08h56 última modificação: 29/04/2021 08h56

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) lançou, neste mês de abril, o curso livre de "Introdução à Lógica de Programação com Arduíno". Ofertado na modalidade a distância e com carga horária de 30 horas, o curso gratuito é voltado para quaisquer interessados na área de programação e eletrônica básica.

O Arduíno é uma plataforma aberta para a criação de protótipos, baseada em software e hardware livres, flexíveis e fáceis de usar. Foi desenvolvida para aplicação em campos como sensoriamento remoto, robótica e automação, e para criação de objetos ou ambientes interativos.

O curso é uma introdução à linguagem de programação neste ambiente, que por ser de baixo custo é muito utilizada de forma educacional, seja em projetos de robótica escolar ou de iniciação científica em áreas diversas.

“Os estudantes irão aprender lições práticas, como programar um semáforo ou ligar um led com bateria, desenvolvendo habilidades da lógica, programação, elétrica, eletrônica, internet das coisas e automação”, destacou a coordenadora do curso, Marcia Cristaldo.

A coordenadora do curso, professora Marcia Cristaldo, do Campus Aquidauana, afirma que, atualmente, o conhecimento em linguagens de programação é um grande diferencial para o mercado de trabalho.

“O Arduíno é muito utilizado para chamar a atenção de quem quer estudar programação e mostrar como cada linha de código interfere no componente eletrônico”, explicou.

Marcia explica que o interessado não precisa ter conhecimento prévio sobre Arduíno, e que no curso ele aprenderá os conceitos iniciais de programação.

“Os estudantes irão aprender lições práticas, como programar um semáforo, ligar um led com bateria, programar cálculos de forma automatizada ou mensagens que serão enviadas ao monitor, desenvolvendo habilidades relacionadas à lógica, programação, elétrica, eletrônica e saber mais sobre internet das coisas e automação”, destacou.

Dentre os conteúdos abordados estão Introdução ao Arduíno; Introdução à Lógica de Programação; Tipos de Dados e Funções do Arduíno; Comandos de Seleção; e Estruturas de Controle.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na página de cursos livres do IFMS. Para isso, o interessado deve criar uma conta e preencher os dados cadastrais.

Ao confirmar o cadastro, o usuário receberá um e-mail para validação da conta, que o redirecionará para a página inicial do Moodle, onde estará disponível o acesso ao curso. Em seguida, é só clicar no botão 'inscreva-me' que, automaticamente, estará matriculado.

O curso, que é de nível básico, deverá ser concluído até o dia 30 de junho. O prazo mínimo para a obtenção do certificado é de seis dias a partir da data da inscrição.

Cursos livres - O IFMS oferece dez cursos livres, oferecidos a distância e sem tutoria, e que podem ser feitos por qualquer interessado e a qualquer momento.

Os cursos ofertados são:

• Conhecendo o IFMS
  • Moodle para Educadores
  • Comunicação Eficaz para Vendas
  • Videoaula - da Concepção à Postagem
  • Francês Básico
  • Formação Pedagógica para EAD
  • Introdução à Inteligência Artificial
  • Ética e Integridade na Pesquisa
  • Let us Play: Maximização de Atividades na Educação Física Escolar
  • Introdução à Lógica de Programação com Arduíno

O acesso às aulas pode ser feito por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, inclusive plataformas mobile, como tablets e aparelhos celulares.

Caso o aluno alcance as notas exigidas, recebe o certificado de conclusão dos cursos.

Para mais informações, o contato com o Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS é .