Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Prorrogadas inscrições para eventos, pesquisa aplicada e iniciação científica

Prorrogadas inscrições para eventos, pesquisa aplicada e iniciação científica

Saiba até quando podem ser feitas as inscrições nos editais de apoio a eventos, Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica (Paet) e do ciclo 2021-22 da iniciação científica
por Osvaldo Sato publicado: 01/06/2021 09h03 última modificação: 01/06/2021 09h03

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou o período de inscrições dos editais de apoio à realização de eventos, Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica (Paet) e do ciclo 2021-2022 da iniciação científica. Os novos cronogramas foram publicados na sexta-feira, 28.

No edital nº 30/2021, que visa conceder apoio financeiro a projetos de pesquisa e bolsas de iniciação científica a estudantes, a submissão segue até o dia 6 de junho.

As propostas devem ser submetidas pelo coordenador, que deve ser docente efetivo do IFMS, no Sistema Único de Administração Pública (Suap).

Os projetos devem gerar produtos ou processos com foco em soluções criativas e inovadoras a problemas da sociedade, como protótipos, dispositivos, planos de ação, manuais, cartilhas, softwares, sites, aplicativos, entre outros.

Cada projeto deverá ter um professor coordenador e contemplar, no máximo, três estudantes e respectivos planos de trabalho. Poderá ter ainda a participação de outros dois pesquisadores (professores orientadores).

Foram disponibilizadas 246 bolsas nos valores de R$ 100 para estudantes de cursos técnicos e de R$ 400 para acadêmicos de graduação.

De acordo com o novo cronograma, os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 13 e 16 de julho.

Paet - No caso do edital nº 33/2021, que visa selecionar projetos de Pesquisa Aplicada e Extensão Tecnológica, o prazo de submissão foi prorrogado para 27 de junho.

As propostas devem prever o desenvolvimento e a aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos, processos ou serviços tecnológicos de impacto econômico e/ou socioambiental, visando a solução de problemas reais do setor produtivo e da sociedade.

A submissão deve ser feita pelo coordenador do projeto, que deve ser docente do IFMS, no módulo Pesquisa do Sistema Unificado da Administração Pública (Suap).

Cada proposta deve conter, no mínimo, um estudante bolsista. É necessário inserir os planos de trabalho, ações e atividades a serem desenvolvidos por todos os participantes da equipe técnica, que precisam estar cadastrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na submissão também devem constar os termos de aceite dos bolsistas e de anuência do campus, além de uma apresentação em vídeo (pitch) e a necessidade de aquisição de materiais de custeio.

Para a classificação dos projetos, serão considerados critérios como a real possibilidade de introdução da solução desenvolvida no mercado, aspectos inovadores, impacto econômico e social na cadeia produtiva, entre outros. Também são critérios de seleção a contribuição do projeto para as ações de empreendedorismo e inovação no IFMS.

O cronograma retificado do processo seletivo traz alterações também nas datas de divulgação das listas de inscrições provisória e final, previstas para os dias 29 de junho e 5 de julho, respectivamente.

Eventos - edital nº 35/2021, que visa conceder apoio financeiro para a realização de eventos de extensão, teve o período de submissão prorrogado para 20 de junho.

Os coordenadores das propostas, docentes ou técnicos-administrativos efetivos do IFMS, devem submetê-las no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj).

São considerados eventos de extensão congressos, conferências, fóruns, jornadas, mesas-redondas, seminários, simpósios, palestras, workshops, ciclos de debates, exposições, espetáculos, eventos esportivos, festivais, feiras, mostras, entre outros.

Além de ter a comunidade externa como público-alvo e envolver, no mínimo, um estudante voluntário na organização do evento, a proposta deve estar enquadrada em uma das Áreas Temáticas e em uma das Linhas de Extensão  estabelecidas pela Política de Extensão do IFMS

O edital prevê a destinação de até R$ 40 mil para a realização de eventos de extensão no IFMS, sendo os recursos provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Os resultados preliminar e final estão previstos para os dias 2 e 6 de agosto, respectivamente, de acordo com o novo cronograma do processo seletivo.