Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Prorrogado prazo para submissão de projetos com auxílio

Prorrogado prazo para submissão de projetos com auxílio

Edital destina R$ 320 mil para auxílio financeiro e pagamento de bolsas aos estudantes participantes. Propostas podem ser submetidas até 17 de maio
por Juliana Aragão publicado: 10/05/2021 09h49 última modificação: 10/05/2021 11h28

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou até o dia 17 de maio o prazo para submissão de propostas de projetos de extensão no edital que destina auxílio financeiro e pagamento de bolsas aos discentes envolvidos.

O novo cronograma foi publicado no sábado, 8, na Central de Seleção do IFMS, onde também está disponível o edital de abertura do processo seletivo. A submissão deve ser feita pelo coordenador da proposta, docente ou técnico-administrativo efetivo da instituição, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj)

As propostas devem ter a comunidade externa como público-alvo principal, envolver estudantes dos cursos de nível médio e/ou superior como bolsistas ou voluntários, e estar inseridas em uma das áreas temáticas e linhas de extensão estabelecidas pela Política de Extensão do IFMS.

No ato da submissão, o proponente deve ficar atento aos critérios de avaliação e anexar os documentos necessários, como a declaração de disponibilidade de carga horária semanal, cronograma de atividades, entre outros.

Serão selecionados até dez projetos de curta duração, a serem desenvolvidos de julho a dezembro; e até 30 projetos de média duração, a serem desenvolvidos de julho a junho de 2022.

De acordo com o novo cronograma do processo seletivo, a lista provisória das inscrições deferidas será publicada no dia 20 de maio, e as inscrições homologadas serão divulgadas no dia 25. O resultado preliminar está previsto para 3 de junho, e o final para o dia 9 do mesmo mês.

Recursos – O valor total do fomento previsto no edital é de R$ 320 mil, sendo R$ 40 mil destinados à concessão de auxílio financeiro para desenvolvimento das atividades e R$ 280 mil para o pagamento de bolsas aos estudantes envolvidos.

Cada projeto selecionado receberá até R$ 1.500 reais para subsidiar o desenvolvimento das atividades previstas. Os auxílios financeiros serão concedidos em parcela única diretamente na conta corrente dos coordenadores, considerando a disponibilidade financeira do Instituto Federal.

Poderão ser pleiteadas, ainda, até três bolsas de extensão para os estudantes envolvidos nos projetos, que serão pagas mensalmente, pelo período de seis meses para os de curta duração; e por 12 meses para os de média duração.

Os valores das bolsas de extensão concedidas a estudantes são de R$ 200 (nível médio) e de R$ 400 (graduação). Estudantes de pós-graduação também poderão ser indicados como bolsistas no nível superior.

Além de coordenador e bolsistas, os projetos submetidos podem prever a participação voluntária de outros servidores, estudantes ou convidados externos.