Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Relatório de Gestão 2020 do IFMS está disponível à comunidade

Relatório de Gestão 2020 do IFMS está disponível à comunidade

Prestação de contas, aprovada pelo Conselho Superior da instituição, traz os resultados alcançados no ano passado
por Paulo Gomes publicado: 22/07/2021 16h27 última modificação: 23/07/2021 08h41

O Relatório de Gestão do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi aprovado pelo Conselho Superior (Cosup) da instituição e já está disponível para consulta. A prestação de contas disponibiliza à sociedade as principais informações institucionais e os resultados alcançados em 2020.

Para facilitar o acesso aos dados atualizados, a comissão responsável pela elaboração do relatório criou uma página no site do IFMS, concentrando as informações, disponibilizadas no relato integrado. A página "Transparência e Prestação de Contas" pode ser acessada no menu esquerdo do site.

A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, gravou um vídeo para convidar a comunidade a acessar o documento.

Estrutura – O Relatório de Gestão traz no primeiro capítulo o perfil institucional, com a infraestrutura, o perfil dos estudantes, os instrumentos de planejamento e outras características e ferramentas institucionais.

Ao todo são seis capítulos. O segundo demonstra como a instituição pretende atingir os objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), descrevendo a estrutura de governança, a alocação de recursos e a estratégia. O capítulo três abrange as estratégias de gestão de risco da instituição.

Os capítulos 4, 5 e 6 trazem os resultados da gestão em 2020, as informações orçamentárias, financeiras e contábeis e informações suplementares.

Resultados alcançados – No documento é possível ter acesso a todo o histórico de trabalho e conquistas do IFMS em 2020. Dentre os resultados é possível destacar:

• criação de três novos cursos na modalidade lato sensu;
  • oferta pela primeira vez de auxílio ao estudante da pós-graduação;
  • celebração de 107 parcerias, sendo 86 Termos de Convênio de Estágio, 17 Acordos de Cooperação e 4 projetos com o setor produtivo;
  • conquista de recursos para a obra da sede definitiva do campus Naviraí, além das quadras poliesportivas em Campo Grande, Ponta Porã e Três Lagoas, e das áreas de convivência em Aquidauana, Corumbá e Ponta Porã;
  • aumento em 600% do número de matrículas na Educação a Distância, totalizando 20 mil estudantes conectados em cursos online;
  • mais de 100 mil aulas online ministradas durante a pandemia;
  • investimento de R$ 4,5 milhões em novos auxílios, a exemplo do auxílio para acesso digital, do kit de alimentação escolar e do auxílio emergencial, garantindo suporte aos estudantes que estão em vulnerabilidade social;
  • R$ 218 milhões empenhados entre pessoal, despesas correntes e investimentos;
  • investimentos de R$ 241,6 mil para ações de capacitação de servidores;
  • oferta de auxílio para capacitação para servidores técnicos-administrativos que estão matriculados em pós-graduação stricto sensu.

Transparência – Em 2020, o IFMS ampliou a transparência por meio de diversas ferramentas para acesso às informações institucionais.

Na seção IFMS em Números está disponível ao público um painel com informações orçamentárias e a Central de Informações Estratégicas (CIE), além dos painéis gerenciais com informações relacionadas ao Plano Anual Específico (PAE) e ao Mapeamento de Processos.

registrado em: ,