Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Inscrições de candidaturas para Cosup terminam na sexta-feira

Conselho Superior

Inscrições de candidaturas para Cosup terminam na sexta-feira

Podem se candidatar docentes, técnicos-administrativos e estudantes. Eleitos irão compor o colegiado no biênio 2022-24
por Osvaldo Sato publicado: 22/09/2021 08h38 última modificação: 24/09/2021 13h43

Termina nesta sexta-feira, 24, as inscrições de candidaturas no processo eleitoral para a escolha de representantes da comunidade interna do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no Conselho Superior (Cosup) da instituição, pelo período de 2022 a 2024.

Serão eleitos 12 conselheiros, sendo quatro representantes de cada segmento: docente, técnico-administrativo e estudante, e os respectivos suplentes.

Docentes e técnicos-administrativos devem pertencer ao quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, com exercício iniciado até de 6 setembro de 2021.

O estudante deve ser maior de idade e ter sido matriculado até 6 de setembro de 2021 em cursos técnicos de nível médio, graduação ou pós-graduação.

As inscrições das candidaturas devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital de abertura do processo eleitoral.

Os representantes serão escolhidos por voto direto dos pares, em votação prevista para o dia 4 de novembro.

Egressos e sociciedade civil - O IFMS também iniciou processos de seleção para a escolha de representantes dos egressos do Instituto e de instituições da sociedade civil que irão compor o Cosup 2022-24.

Serão escolhidos dois ex-alunos, um de curso técnico e outro da graduação, e seis instituições, sendo duas de cada segmento: entidade patronal, entidade dos trabalhadores e setor público e/ou empresas estatais.

As inscrições, em ambas as seleções, podem ser feitas até 24 de outubro, na Página do Candidato da Central de Seleção, onde estão disponíveis os editais dos processos de escolha dos egressos (070/2021) e da sociedade civil (069/2021).

Os egressos serão selecionados pela presidência do colegiado, que indicará os titulares e suplentes, com base nas informações dos memoriais descritivos.

No caso da sociedade civil, a relação com as inscrições homologadas será submetida à análise do Colégio de Dirigentes (Codir) e, posteriormente, à aprovação do pleno do Cosup. Caso não haja inscritos, o Codir indicará os representantes.

Mais informações sobre as eleições e as seleções para a composição do Conselho Superior do IFMS estão disponíveis na página Novo Cosup 2022-24.

Cosup - É o órgão colegiado máximo do IFMS e possui caráter normativo, consultivo e deliberativo. Tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição.

Compete ao Cosup deliberar sobre a normatização, execução e avaliação da política geral do IFMS.

Saiba mais sobre a atuação do colegiado na página do Cosup.