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Assistência Estudantil

Seguem abertas inscrições para o auxílio permanência

Estudantes de cursos técnicos e de graduação presenciais têm até o dia 17 para fazer a inscrição. Valor do auxílio ainda não está definido
por Vinicius Vieira publicado: 05/03/2021 07h24 última modificação: 05/03/2021 07h30

Estão abertas até o próximo dia 17 as inscrições de estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no edital de concessão do Auxílio Permanência, ofertado por meio do Programa de Assistência Estudantil. 

Podem se inscrever estudantes de cursos técnicos e de graduação presenciais dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

As inscrições devem ser feitas de forma online, pela Página do Candidato na Central de Seleção, onde está publicado o edital de abertura do processo seletivo.

Para fazer a inscrição, é necessário preencher o formulário, além de responder ou atualizar o Questionário Socioeconômico, e anexar a seguinte documentação: 

  • cópia da última declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil, de todos os membros da família maiores de 18 anos, caso declare o imposto;
  • declaração de “nada consta”, caso não declare o IRPF, de todos os membros da família maiores de 18 anos, o que pode ser obtida mediante consulta de restituição no endereço eletrônico da Receita Federal e impressão da situação da declaração  do IRPF 2020 na qual consta a mensagem “Sua declaração não consta na base de dados da Receita Federal”;
  • extrato do último pagamento do Bolsa Família, Vale Renda, Auxílio Emergencial ou BPC/LOAS constando nome do beneficiário, nome do auxílio, data de pagamento e valor do auxílio, caso alguém da família receba;
  • declaração de pertencimento à comunidade indígena ou quilombola (Anexos 1, 2 e 3 do edital de abertura), caso o estudante resida nessas comunidades;
  • foto do cartão do banco ou comprovante com os dados bancários em seu nome, caso o estudante já possua conta bancária.

O estudante que não tiver acesso à internet pode agendar atendimento presencial no campus para fazer a inscrição. O agendamento é feito por telefone, nos números indicados no anexo 5 do edital de abertura

Em função da pandemia de Covid-19, para o atendimento presencial será obrigatório o uso de máscara e haverá limite máximo de pessoas na sala, de modo a garantir o distanciamento social. 

Requisitos – Durante a suspensão das atividades presenciais, o aluno deve estar matriculado em pelo menos três horas-aulas semanais nos cursos do IFMS.

Em caso de retorno às atividades presenciais, é necessário estar matriculado em, no mínimo, três unidades curriculares.

Além disso, o candidato não pode estar cursando apenas estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou atividade complementar, e também precisa comprovar renda familiar per capita não excedente a um salário mínimo e meio.

Seleção – Terão prioridade estudantes pertencentes a núcleos familiares beneficiários do Programa de Transferência de Renda e aqueles que residem em comunidades quilombolas ou indígenas. 

A quantidade de vagas e o valor do Auxílio Permanência serão definidos a partir do número de inscritos, divisão dos benefícios entre os campi e disponibilidade de recursos orçamentários.

A divulgação dessas informações será feita no dia 31 de março, na Central de Seleção. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 12 de abril, e do final para o dia 16 do mesmo mês.

 O auxílio pode ser usado para o custeio de necessidades acadêmicas e pessoais que favoreçam a permanência do estudante beneficiário na instituição, sendo válido de abril a dezembro deste ano.