Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Suspensão das atividades presenciais trouxe desafios para pesquisas

Desafios II

Suspensão das atividades presenciais trouxe desafios para pesquisas

Com mudança no formato, as iniciativas voltadas à pesquisa, inovação e pós-graduação tiveram que se adaptar à nova realidade imposta pela pandemia
por Cleyton Lutz publicado: 25/03/2021 11h18 última modificação: 25/03/2021 11h18

A suspensão das atividades presenciais no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) há mais de um ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, trouxe mudanças na rotina de projetos e iniciativas destinadas a fomentar a pesquisa, inovação e pós-graduação na instituição.

E com elas, desafios para o planejamento e coordenação das políticas e diretrizes de pesquisa, inovação tecnológica e pós-graduação, bem como ações de intercâmbio com instituições e empresas, integradas ao ensino e à extensão, vinculadas ao Instituto Federal. 

Entre as saídas encontradas estiveram a utilização da estrutura da instituição para o combate à Covid-19, prorrogação de prazos em processos seletivos, realização de eventos virtuais em substituição ao presenciais, abertura de novos editais de incentivo à pesquisa e a ampliação no número de bolsas, entras outras. 

A necessidade fez com as experiências desenvolvidas ao longo do último ano apontassem caminhos que poderão ser utilizados no futuro, quando a situação for normalizada. A Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2020 e as feiras científicas promovidas pelos dez campi ocorreram integralmente de maneira virtual pela primeira vez. A transmissão das atividades, feita pela internet, teve 400 mil acessos. 

“O formato trouxe diversos desafios. Mas a experiência, que fez com que o evento fosse realizado de maneira integrada entre todas as unidades, permitiu o estreitamento do contato entre os campi e a participação de profissionais de referência, que provavelmente não conseguiriam participar no formato tradicional. Trata-se de um elemento extra que poderemos incorporar nas nossas ações quando retornarmos às atividades presenciais”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe de Oliveira. 

Confira algumas iniciativas e as mudanças realizadas devido à necessidade de distanciamento social e enfrentamento à doença: 

Empreendedorismo e inovação – O IFMaker, laboratórios de suporte à inovação e ao aprendizado nos campi, teve suspensas atividades utilizando os espaços, como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), pesquisas, prototipação e produção. Por outro lado, os laboratórios passaram a ser usado na produção de equipamentos de proteção individual (EPI) para doação aos trabalhadores da linha de frente, no combate ao novo coronavírus em todo o estado. 

Foram doados mais de 9 mil equipamentos a profissionais da saúde, população indígena e demais trabalhadores que atuam contra a disseminação da doença, em cooperação com apoiadores e parceiros que financiaram insumos e ajudaram no transporte dos itens no MS. 

Outras mudanças que tiveram impacto direto nas atividades de empreendedorismo e inovação foram a prorrogação do edital para apoio das Olimpíadas Científicas Nacionais que contemplou todos os campi – devido à suspensão de algumas competições planejadas e interrupção das ações previstas – e a realização do Hackathon – maratona de trabalho em equipe voltada à inteligência artificial, com 18 projetos de sete campi – de maneira online. 

Pesquisa - Assim como a SCT e as feiras, as pesquisas de iniciação científica foram mantidas, mesmo com a suspensão das atividades presenciais. Como resultado, o IFMS teve 15 trabalhos selecionados para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2021, em formato virtual, e segue como a maior delegação do Centro-Oeste no evento.

Campo Grande

Espaço IFMaker foi utilizado na produção de equipamentos de proteção, como protetores faciais - Foto: Arquivo

O período também marcou a publicação de editais ofertados pela primeira vez em âmbito institucional. No de apoio a projetos vinculados a grupos de pesquisa certificados pela instituição, o fomento total foi de R$ 82 mil, distribuídos entre as propostas selecionadas. 

“Nas bolsas de iniciação científica houve um incremento de 14 bolsas. A elas se somam outras 30 do Meninas e Mulheres na Ciência, que não existiam antes", destaca Felipe de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

Outra novidade foi o edital Meninas e Mulheres na Ciência, voltado a fomentar a participação de alunas de cursos técnicos e da graduação em programas de iniciação científica. Lançado no evento virtual “Elas na Ciência”, que debateu a baixa participação feminina na ciência, o edital prevê recursos de R$ 57 mil para custeio dos projetos e pagamento de até 30 bolsas mensais. 

O número de bolsas de iniciação científica também foi ampliado, totalizando agora 224 bolsas de pesquisa, para o ciclo 2020-2021. 

“Nossa preocupação foi, inicialmente, manter o número de bolsas e, se possível, ampliá-las. Nas de iniciação científica houve um incremento de 14 bolsas. A elas se somam outras 30 do Meninas e Mulheres na Ciência, que não existiam antes. Com o edital de grupos de pesquisa também teremos a incorporação de recursos tanto para custeio dos projetos quanto para a oferta de mais bolsas de pesquisa”, destaca Felipe. 

Semana de Ciência e Tecnologia

Atividades da Semana e das feiras científicas foram inteiramente online pela primeira vez - Foto: Arquivo

Pós-Graduação - Além das aulas nos cursos de especialização, que passaram a ocorrer remotamente, outras atividades como seminários e TCCs também passaram a ocorrer de maneira virtual. Pela primeira vez, os estudantes das especializações stricto e lato sensu receberam apoio institucional para desenvolver os trabalhos finais dos cursos.

“As defesas podem não representar a mesma experiência da apresentação presencial, por outro lado, as bancas nesse formato permitem a participação de profissionais de outras instituições e cidades. O edital de apoio aos TCCs e dissertações também busca auxiliar os discentes na conclusão dos cursos”, comenta o pró-reitor. 

Evento "Elas na Ciência"

Edital "Meninas e Mulheres na Ciência" foi lançado em evento virtual destina à inserção feminina na pesquisa - Foto: Arquivo

Retrospectiva - No dia 18 de março completou-se um ano de suspensão das atividades presenciais no Instituto Federal.

Em virtude da data, o IFMS realiza uma retrospectiva de como a Covid-19 impactou nas ações de ensino, pesquisa e extensão em âmbito institucional. A primeira matéria foi sobre o ensino. A que fecha a série tratará das ações de extensão. 

Mais informações sobre a atuação da instituição no combate à pandemia podem ser conferidas na página IFMS contra o coronavírus.