Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Último dia de inscrições para mil vagas na graduação

SISU 2021

Último dia de inscrições para mil vagas na graduação

Interessados devem ter feito o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Seleção será via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com ingresso no 2º semestre
por Osvaldo Sato publicado: 09/04/2021 09h02 última modificação: 09/04/2021 09h02

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebe até esta sexta-feira, 9, inscrições de participantes do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) interessados em uma das 209.190 vagas distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação de 110 instituições públicas de todo o país.

No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) são ofertadas 1.000 vagas em 16 opções de cursos, entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. A seleção é para ingresso no segundo semestre letivo.

Há vagas para os cursos superiores de Agronomia, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais, Química, Produção de Grãos, Processos Metalúrgicos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet. Confira o quadro completo de vagas por campus.

O edital do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições São gratuitas e devem ser feitas na página do Sisu.

Podem participar da seleção os candidatos que fizeram o Enem 2020 e que obtiveram nota acima de zero na redação e nas demais as áreas do conhecimento.

O acesso ao sistema de inscrições é feito por meio do login único do Governo Federal. O candidato deve criar uma conta ou utilizar a já cadastrada para os sites com domínio "gov.br".

Durante o período de inscrições, é permitido ao candidato modificar as opções de cursos, quantas vezes julgar conveniente, mas será considerada apenas a última inscrição confirmada.

O Sisu já divulgou a última nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos. Com essa informação, é possível alterar a inscrição. O candidato também pode consultar a classificação parcial no curso pretendido. 

Ações afirmativas (cotas) - Metade das vagas ofertadas é para candidatos que cursaram integralmente todas as séries do ensino médio em escola pública. Dessas vagas reservadas, 50% se destinam àqueles com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio. 

Ainda há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

O IFMS também possui a opção do bônus local, voltado aos candidatos residentes nas áreas de abrangência dos campi, que têm direito a acréscimo de 20% na nota do Enem.

A opção pelas ações afirmativas deverá ser feita no ato da inscrição. 

Cronograma - A primeira chamada será publicada no dia 13 de abril, na página do Sisu, e no dia seguinte na Central de Seleção do IFMS. Os convocados deverão fazer a matrícula online entre os dias 14 e 22 de abril.

De acordo com o cronograma retificado do processo seletivo, no dia 14 de abril será publicada a convocação para a banca de heteroidentificação. Candidatos que se autodeclararam pretos e pardos na inscrição deverão passar por verificação entre os dias 15 e 17 de abril.

O novo cronograma também define que nos dias 15 e 16 de abril, candidatos que concorrem a vagas destinadas a indígenas deverão enviar documentação comprobatória por e-mail ao IFMS.

No dia 22 de abril será divulgada, na página do Sisu, a lista de espera. Com base nessa lista, o IFMS divulgará a segunda chamada no dia 27 de abril.

Após as duas chamadas, caso ainda haja vagas não preenchidas, será aberto processo seletivo de vagas remanescentes, com uma única chamada. Poderão se inscrever os participantes do Enem nos anos de 2018, 2019 ou 2020.

Quadro de vagas

Campus Curso Período Vagas
Aquidauana Engenharia Civil Integral 40
Redes de Computadores Noturno 40
Sistemas para Internet Noturno 40
Campo Grande Sistemas para Internet Matutino 40
Noturno 40
Engenharia Elétrica Noturno 40
Engenharia Mecânica Noturno 40
Corumbá Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matutino 40
Noturno 40
Processos Metalúrgicos Noturno 40
Coxim Alimentos Noturno 40
Engenharia de Pesca Noturno 40
Licenciatura em Química Noturno 40
Sistemas para Internet Noturno 40
Dourados Jogos Digitais Noturno 40
Jardim Arquitetura e Urbanismo Integral 40
Licenciatura em Computação Noturno 40
Naviraí Agronomia Integral 40
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 40
Nova Andradina Agronomia Integral 40
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 40
Produção de Grãos Matutino 40
Ponta Porã Agronomia Integral 40
Gestão do Agronegócio Noturno 40
Três Lagoas Análise e Desenvolvimento de Sistemas Noturno 40