Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Últimos dias de inscrições para candidaturas ao Coepe

Colegiado

Últimos dias de inscrições para candidaturas ao Coepe

Docentes, técnicos-administrativos e estudantes podem concorrer nas eleições para a nova composição do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS
por Vinicius Vieira publicado: 12/08/2021 07h30 última modificação: 12/08/2021 07h33

Terminam na próxima segunda-feira, 16, as inscrições de candidaturas no processo eleitoral para a escolha dos representantes docentes, técnicos-administrativos e estudantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato, da Central de Seleção, conforme instruções publicadas no edital de abertura do processo eleitoral.

Para as 11 vagas de representantes docentes, podem se inscrever professores das seguintes áreas:

• Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Sociologia, Geografia, Metodologia, Pedagogia e Filosofia);
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Português/Português, Português/Inglês, - Português/Espanhol, Português/Libras, Arte, Educação Física);
  • Matemática e suas tecnologias (Matemática);
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Gestão (Administração, Administração Rural e Economia);
  • eixo tecnológico Controle e Processos Industriais;
  • eixo tecnológico Informação e Comunicação;
  • eixo tecnológico Produção Alimentícia;
  • eixo tecnológico Recursos Naturais;
  • eixo tecnológico Infraestrutura; e
  • eixo tecnológico Gestão e Negócios.

No segmento técnico-administrativo, as vagas são para três representantes das categorias:

• Classe “C” ou “D”;
  • Classe “E”, exceto os cargos de Pedagogo e Técnico em Assuntos Educacionais; e
  • Classe “E”, dos cargos Pedagogo ou Técnico em Assuntos Educacionais.

Serão eleitos ainda um estudante representante dos cursos técnicos e outro da graduação. O candidato deve ter mais de 16 anos e não estar cursando os dois últimos semestres do curso, além de não ser membro eleito de outro conselho superior e/ou especializado do IFMS.

Cronograma – No dia 18 de agosto, serão divulgados os nomes dos inscritos no processo eleitoral. Entre 24 de agosto e 15 de setembro, os candidatos poderão divulgar suas candidaturas.

No dia 8 de setembro, será publicada a lista de eleitores aptos a votar nas eleições, que ocorrerá no dia 16 do mesmo mês, de forma virtual. O resultado preliminar será divulgado no dia seguinte, e o final está previsto para 22 de setembro.

O resultado final das eleições será homologado no dia 19 de outubro, por ato do Conselho Superior (Cosup) do IFMS. A nova composição do Coepe será para o próximo biênio.

O processo eleitoral é conduzido pela Comissão Eleitoral no âmbito da reitoria e pelas Subcomissões Eleitorais dos Campi, designadas pela reitora e pelos diretores-gerais, respectivamente.

Dúvidas e pedidos de mais informações devem ser encaminhados para o e-mail .

Coepe - Trata-se de um órgão especializado de caráter consultivo e normativo no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão no âmbito do IFMS.

É presidido pelo(a) pró-reitor(a) de Ensino, sendo formado por conselheiros natos e eleitos pela comunidade.

Dentre as atribuições do órgão estão a recomendação de aprovação, criação, alteração ou extinção de oferta de cursos do IFMS, bem como a aprovação dos seguintes documentos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão:

• políticas, diretrizes e normas para os cursos presenciais e a distância;
  • Projeto Pedagógico de Curso (PPC);
  • regulamentos;
  • políticas de avaliação do ensino, pesquisa e extensão e dos cursos da instituição;
  • calendário anual das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • diretrizes para elaboração do calendário acadêmico;
  • modelos de editais.

Mais informações sobre o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão estão disponíveis na página do Coepe.