Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta seleção de estudantes para estágio em Portugal

Internacionalização

Aberta seleção de estudantes para estágio em Portugal

Entre os selecionados, cinco participantes receberão auxílio financeiro de até R$ 20 mil para ida ao Instituto Politécnico de Bragança
por Paulo Gomes publicado: 21/11/2022 12h00 última modificação: 21/11/2022 15h12

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na sexta-feira, 18, um novo edital (075/2022) para concessão de auxílio financeiro em apoio ao estágio curricular obrigatório, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, cidade localizada a 500 quilômetros de Lisboa.

O edital é resultado do acordo geral de cooperação técnica firmado entre o IFMS e o IPB em 2019. Nesta seleção são ofertados cinco auxílios de até R$ 20 mil, sendo permitido apenas um contemplado por campus.

O número total de vagas disponíveis será estabelecido posteriormente pelo IPB. O estágio deverá ser realizado no primeiro trimestre de 2023.

O valor poderá ser utilizado pelo estudante para despesas como hospedagem, alimentação, obtenção de passaporte, seguro saúde, passagens aéreas e terrestres.

Requisitos – Podem concorrer às vagas os estudantes dos cursos técnicos integrados de nível médio e dos cursos superiores de tecnologia, licenciatura, bacharelado e engenharias do IFMS.

A idade mínima é de 18 anos até janeiro de 2023. O candidato também precisa ter ao menos uma disciplina a ser cursada no Instituto Federal no ano letivo de 2023.

Todos os estudantes selecionados estarão isentos do pagamento das taxas acadêmicas do IPB.

Inscrições – Devem ser feitas de 24 de novembro a 5 de dezembro de 2022. O interessado deve seguir os passos abaixo:

1 - Preencher o formulário on-line de inscrição (será aberto no dia 24 de novembro).

2 - Entregar a documentação comprobatória da renda per capita, conforme estabelecido no edital, ao Núcleo de Gestão Administrativa e Educacional (Nuged) do Campus em que estuda, de acordo com os horários de atendimento de cada unidade.

Os estudantes concorrentes que já são beneficiados pela Assistência Estudantil não precisam entregar a documentação comprobatória de renda per capita.

A seleção será feita em etapa única, mediante análise da renda per capita do estudante e seu coeficiente de rendimento atual, conforme descrito no edital.

Cadastro de reserva
– Aqueles que estiverem aprovados e não forem selecionados para o recebimento de um dos cinco benefícios, poderão realizar o estágio, desde que assumam a responsabilidade pelas despesas decorrentes.

A partir do resultado da classificação, os candidatos excedentes serão consultados quanto ao interesse de participar do programa.

O resultado preliminar será divulgado no dia 14 de dezembro. Já o resultado final, após período recursal, deverá ser divulgado a partir de 20 de dezembro.

Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo e-mail .

* Texto alterado às 15h012 de 21/11/2022 para reforçar a informação de que o formulário de inscrições estará aberto a partir do dia 24 de novembro, e para a reinserção o link do formulário de inscrições.