Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta seleção de eventos de extensão, empreendedorismo e inovação

Aberta seleção de eventos de extensão, empreendedorismo e inovação

Fomento institucional previsto é de até R$ 124,4 mil. Propostas podem ser submetidas a partir de quarta-feira, 22
por Osvaldo Sato publicado: 20/06/2022 17h45 última modificação: 27/06/2022 15h50

Está publicado na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul o Edital nº 47/2022 de apoio a eventos de extensão e atividades de empreendedorismo e inovação, com previsão de fomento de até R$ 124,4 mil reais para custeio dos selecionados e concessão de bolsas a estudantes.

Os eventos a serem submetidos podem ser congressos, conferências, fóruns, jornadas, mesas-redondas, seminários, simpósios, palestras, workshops, exposições, ciclos de debates, espetáculos, eventos esportivos, festivais, feiras, mostras, semanas, eventos de licenciatura e outros.

Já as atividades de empreendedorismo e inovação são classificadas em feiras do empreendedor, hackathon e eventos de inovação.

Neste ano, a seleção inclui a possibilidade de fomento também para eventos voltados à inovação e empreendedorismo, em colaboração com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).

As demais novidades do edital publicado são o fomento exclusivo para promoção de eventos nos cursos de licenciaturas e a concessão de bolsas estudantis para promover a participação dos discentes na organização dos eventos.

Submissões - Docentes ou técnicos-administrativos do IFMS podem submeter propostas em quaisquer dos dez campi da instituição, a serem realizados no período de 20 de agosto deste ano a 30 de junho de 2023.

As submissões podem ser feitas a partir desta quarta-feira, 22, por meio do Módulo Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O prazo segue aberto até 25 de julho.

O servidor proponente deverá acessar o Módulo, inserir os dados da proposta no formulário disponível no sistema e anexar todos os documentos requisitados no edital, em formato PDF, de acordo com o tipo de evento e/ou atividade que deseja concorrer.

No caso do estudante envolvido no projeto, este deve estar regularmente matriculado em curso de nível médio ou superior, para pleitear ou não bolsas de extensão.

Todos os demais requisitos e orientações para submissão do projeto constam no edital de abertura da seleção.

Conforme cronograma do certame, a relação de propostas habilitadas deve ser publicada no dia 29 de julho. Na sequência, os resultados preliminar e final serão divulgados em 11 e 16 de agosto, respectivamente.

Recursos - Serão destinados até R$ 124,4 mil de fomento, sendo R$ 53 mil para o desenvolvimento dos eventos, R$ 62,4 mil para a concessão de bolsas estudantis e R$ 9 mil para atividades de empreendedorismo e inovação.

Os eventos de extensão podem pleitear de R$ 2 mil a R$ 8 mil, a  depender de sua abrangência, seja local, regional ou nacional. Além disso, podem envolver de um a oito estudantes bolsistas em sua organização.

O valor das bolsas varia de R$ 200 para estudantes de nível médio e R$ 300 para acadêmicos de curso superior, ambos pelo período de até três meses.

Já para as atividades de empreendedorismo e inovação, o valor a ser solicitado deve ser de até R$ 3 mil. As propostas devem ter característica multicampi e serão selecionadas uma de cada modalidade: feira do empreendedor, hackathon e evento de inovação.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelos e-mails ou