Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberta seleção para Casa do Estudante Universitário

Nova Andradina

Aberta seleção para Casa do Estudante Universitário

Processo seletivo marca implantação da moradia estudantil para estudantes da graduação de Nova Andradina. São ofertadas oito vagas
por Vinicius Vieira publicado: 29/04/2022 11h35 última modificação: 29/04/2022 11h35
Nesta primeira seleção, são ofertadas oito vagas a veteranos

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com seleção aberta para a Casa do Estudante Universitário (CEU), destinada a estudantes dos cursos de graduação presenciais do Campus Nova Andradina.

O processo seletivo marca a implantação da moradia estudantil para alunos do ensino superior da unidade, que desde 2012 oferece o benefício a estudantes de cursos técnicos integrados presenciais.

"Expandimos nossas ações de permanência e êxito, oportunizando aos nossos acadêmicos a chance de melhor concluírem a graduação por meio da Casa do Estudante Universitário", destaca o diretor-geral do Campus Nova Andradina, Cláudio Sanavria.

Para o diretor-geral do campus, Cláudio Sanavria, este é um momento especial para toda a comunidade.

"Há exatos dez anos, a moradia estudantil entrava em funcionamento e, desde então, muitos estudantes do ensino médio puderam ter acesso às oportunidades ofertadas pelo IFMS. Agora, expandimos nossas ações de permanência e êxito, oportunizando aos nossos acadêmicos a chance de melhor concluírem a graduação por meio da CEU", destaca.

Localizada na Av. Rio Brilhante, 1.039 – Bairro Guiomar Soares Andrade, a CEU é uma vila formada por cinco casas, sendo que uma delas funcionará como espaço coletivo. Cada unidade tem sala, cozinha, dois quartos, banheiro e lavanderia.

Edital - São oferecidas sete vagas para ampla concorrência e uma vaga para pessoa com deficiência.

O diretor de Gestão de Moradia Estudantil do campus, Eduardo Vieira, explica que a previsão é ampliar o número de vagas nos próximos semestres para, gradativamente, atingir a capacidade máxima da CEU.

"Neste primeiro edital, as vagas são destinadas apenas aos veteranos. No segundo semestre, abriremos um novo processo seletivo voltado aos ingressantes nos cursos de graduação presenciais", explica Eduardo Vieira, diretor de Gestão de Moradia Estudantil do campus.

"Neste primeiro edital, as vagas são destinadas apenas aos universitários veteranos. No segundo semestre, abriremos um novo processo seletivo voltado aos acadêmicos ingressantes nos cursos de graduação presenciais do campus. Faremos novas seleções até atingirmos a capacidade máxima da CEU, que é de 32 estudantes", diz.

Os direitos, deveres e proibições dos residentes estão disponíveis no Regulamento da Casa do Estudante.

Requisitos - O candidato deve ter 18 anos ou mais, estar matriculado no campus, cursando todas disciplinas ofertadas no período letivo, e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homens).

É preciso ainda atender aos seguintes requisitos:

• residir a, no mínimo, 30 km de distância do Campus Nova Andradina, sendo vedada a inscrição aos moradores da zona urbana do município;
  • não ser contemplado com transporte escolar;
  • apresentar a documentação definida no edital de abertura do processo seletivo; e
  • comprovar renda familiar per capita não excedente a um salário mínimo e meio — a renda per capita é obtida mediante divisão do total da renda mensal bruta familiar pelo número de pessoas integrantes do grupo familiar.

Inscrições - Os interessados deverão se inscrever e entregar a documentação entre os dias 9 e 11 de maio, mediante agendamento, que deverá ser feito na semana anterior.

O local de entrega dos documentos é a sede do campus, na Rodovia MS - 473, km 23, s/nº, Fazenda Santa Bárbara.

Local para agendamento Período para realizar o agendamento Horário para agendamento
Diretoria de Gestão de Moradia Estudantil (Digem) 2 a 5 de maio 8h às 11h e 13h às 16h

Para a inscrição, além do requerimento devidamente preenchido, é necessário a apresentação de todos documentos listados no item 4.2 do edital de abertura do processo seletivo, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Seleção - Será composta por três etapas eliminatórias:

• 1ª Etapa - avaliação socioeconômica: análise dos documentos exigidos no edital, a fim de comprovar a necessidade do benefício por parte do estudante;
  • 2ª Etapa - entrevista social para verificação das condições socioeconômicas dos candidatos, realizada por assistente social do IFMS Campus Nova Andradina, entre os dias 17 e 20 de maio;
  • 3ª Etapa - comparecimento dos acadêmicos (as) selecionados (as) na Reunião de Recepção, no dia 31 de maio.

A seleção dos candidatos será feita pelo critério da renda per capita como definidor da classificação, por ordem crescente, para o qual serão utilizados os dados do requerimento de inscrição e os documentos apresentados.

O resultado preliminar será divulgado no dia 23 de maio, na Central de Seleção. Caso o número de selecionados seja maior que o número de vagas, haverá lista de espera, seguindo a ordem de classificação, com base nos critérios do edital.