Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições em cursos técnicos para jovens e adultos

Subsequente e Proeja

Abertas inscrições em cursos técnicos para jovens e adultos

São ofertadas 280 vagas em Aquidauana, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, para ingresso no 1º semestre de 2023
por Juliana Aragão publicado: 03/11/2022 09h54 última modificação: 04/11/2022 10h55

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas em processos seletivos que ofertam 280 vagas em cursos técnicos gratuitos e presenciais para jovens e adultos. Há vagas em Aquidauana, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, com ingresso no 1º semestre de 2023.

São ofertadas 160 vagas para cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já concluiu o ensino médio. As opções são Agricultura, em Naviraí e Ponta Porã; Marketing, em Dourados; e Zootecnia, em Nova Andradina. São 40 vagas para cada turma. Confira o edital nº 070/2022, com as regras do processo seletivo.

Em outra seleção, o IFMS oferece 120 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Os interessados devem ter o ensino fundamental completo e, no mínimo, 18 anos de idade. Toda as regras do processo seletivo estão disponíveis no edital nº 071/2022.

Ambos editais estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas até 5 de dezembro, na Página do Candidato da Central de Seleção ou presencialmente. Quem não tiver acesso à internet pode comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus e solicitar auxílio para fazer a inscrição. Confira os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.

No ato da inscrição, é preciso informar dados pessoais, curso e turno escolhido e, ainda, se irá concorrer pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por ações afirmativas (cotas). Ao final da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado.

No dia 23 de novembro, a partir das 19h, serão realizadas reuniões em cada campus do IFMS onde há oferta de vagas, para que os interessados conheçam os cursos e obtenham auxílio na realização da inscrição.

Cotas - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula. Os que não fizerem a comprovação serão reclassificados em lista de espera.

Seleção - Será feita por sorteio eletrônico, previsto para 14 de dezembro. No dia anterior, será divulgada a lista das inscrições homologadas e os números dos candidatos para o sorteio.

O resultado final e a convocação da primeira chamada, em ambos editais, estão previstos para 10 de janeiro.

As aulas começam no dia 7 de fevereiro, quando terá início o 1º semestre letivo de 2023.

Segundo semestre - Os editais trazem também os cursos e vagas que serão ofertados para ingresso no 2º semestre letivo do ano que vem.

Os documentos já têm definidos os cronogramas, com datas dos período de inscrições, sorteio eletrônico e divulgação dos resultados.

Quadro de vagas e cursos

Técnico Integrado Proeja - Edital nº 71/2022 (requisito: 18 anos ou mais e ensino fundamental completo)

Campus Curso Técnico Turno Vagas
Aquidauana Administração Noturno 40