Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para 1,5 mil vagas em cursos a distância

FIC EAD

Abertas inscrições para 1,5 mil vagas em cursos a distância

Oferta de qualificação profissional em Espanhol, Inglês, Operador de Computador e Vendedor abrange 14 municípios
por Vinicius Vieira publicado: 12/12/2022 09h07 última modificação: 12/12/2022 09h55

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta segunda-feira, 12, as inscrições para 1.553 vagas em cursos de qualificação profissional a distância de Espanhol Básico, Inglês Básico, Operador de Computador e Vendedor.

Os cursos terão polos presenciais em sete cidades onde o IFMS possui campi (Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas) e em sete municípios em que não há unidades da instituição (Amambai, Antônio João, Camapuã, Costa Rica, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo e Sonora). Nesses casos, a coordenação do curso será feita pelo campus mais próximo.

Os cursos são de Formação Inicial e Continuada a distância, também chamados FIC EAD, e possuem duração média de quatro meses.

A oferta Vendedor é feita 100% a distância, enquanto os cursos de Espanhol e Inglês preveem encontros semanais presenciais no polo em que o estudante estiver matriculado. Em alguns municípios, o curso de Operador de Computador também prevê encontros semanais.

O quadro completo de vagas, com a escolaridade e a idade mínimas exigidas para o curso escolhido e dias e turnos dos encontros presenciais, se houver, bem como o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e deverão ser feitas até 8 de janeiro de 2023, pela Página do Candidato da Central de Seleção.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome e escolher uma das opções de cursos oferecidos pelo IFMS no edital.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão fazer a inscrição nos endereços e horários informados no anexo III do edital de abertura do processo seletivo.

Seleção - Os inscritos serão selecionados e classificados por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 12 de janeiro, sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread).

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado no dia 16 de janeiro. A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para o dia 19.

Os candidatos aprovados e convocados para os cursos de línguas deverão realizar prova de nivelamento entre 20 e 24 de janeiro. O resultado da prova será divulgado no dia 27.

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro. Caso haja vagas disponíveis, uma nova chamada será feita no dia 9.

O início das aulas está previsto para o período entre 27 de fevereiro e 4 de março, dependendo do curso.

Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail

Vagas e cursos

Município de oferta