Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para Auxílio TCC do segundo semestre

Abertas inscrições para Auxílio TCC do segundo semestre

Edital destina até 54 auxílios para estudantes matriculados em cursos de pós-graduação da instituição
por Osvaldo Sato publicado: 01/09/2022 10h33 última modificação: 01/09/2022 10h33

Estão abertas as inscrições na seleção para concessão de Auxílio TCC (trabalho de conclusão de curso) a estudantes matriculados em cursos de pós-graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Por meio do edital 33/2022, publicado na Central de Seleção do IFMS, são ofertados 54 auxílios válidos para este segundo semestre letivo, distribuídos entre estudantes matriculados em cursos dos dez campi da instituição.

Dos auxílios a serem concedidos, 45 se destinam a estudantes de pós-graduação lato sensu e 9 para estudantes de cursos stricto sensu.

Conforme o cronograma retificado, as inscrições devem ser feitas a partir desta quinta-feira, 1.º, e se estendem até o dia 23 de setembro.

Para participar da seleção é preciso atender aos seguintes requisitos:

- estar com a matrícula ativa no curso cujo auxílio pretende concorrer;
- estar em fase de elaboração de TCC e com o Termo de Compromisso/Orientação protocolado junto à coordenação do curso, caso matriculado em curso de especialização;
- estar aprovado no exame de qualificação e em fase de elaboração da dissertação, no caso do mestrado;
- não ter recebido do IFMS Auxílio TCC ou Auxílio para Capacitação, em razão do mesmo curso, em seleções anteriores.

Os acadêmicos devem, preferencialmente, possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio vigente. Não havendo candidatos com essa renda, a classificação dos inscritos será feita de acordo com o Coeficiente de Rendimento (CR), levando-se em consideração todas as unidades curriculares cursadas no semestre anterior.

Inscrições - No ato da inscrição, que deve ser feita na Página do Candidato da Central de Seleção, o estudante deve anexar o Anexo I do edital, devidamente preenchido e assinado, em formato PDF.

Estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio per capita devem anexar, também em formato PDF, o Anexo II, preenchido e assinado, juntamente com documentos comprobatórios, conforme consta no edital.

Para se inscrever na seleção, é necessário também preencher o Questionário Socioeconômico.

Auxílios - Somado aos auxílios já concedidos no primeiro semestre, este edital totaliza R$ 39 mil para custear os trabalhos de estudantes da pós-graduação. O recurso é proveniente do orçamento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).

Os estudantes selecionados receberão, em parcela única, os valores de R$ 400 (especialização), e de R$ 500 (mestrado).

Auxílios - Cursos de Especialização

Campus Curso 1° semestre 2° semestre
Aquidauana Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica 3 3
Campo Grande Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica 3 3
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática 3 3
Corumbá Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica 3 3
Especialização em Estratégias para a Conservação da Natureza 3 3
Especialização em Informática Aplicada à Educação 3 3
Coxim Especialização em Robótica Educacional 3 3
Dourados Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica 3 3
Jardim Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica 3 3
Naviraí Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica 3 3
Nova Andradina Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica 3 3
Especialização em Educação paras as Relações Étnico-Raciais 3 3
Especialização em Educação Sanitária e Comunicação em Defesa Agropecuária 3 3
Ponta Porã Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica 3 3
Três Lagoas Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica 3 3

Auxílios - Cursos de Mestrado

Campus Curso 1° semestre 2° semestre
Campo Grande Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica 3 3
Coxim Mestrado em Tecnologia de Alimentos 3 3
Nova Andradina Mestrado Profissional em Bioenergia e Grãos 3 3

O resultado preliminar da seleção referente ao segundo semestre será divulgado em 4 de outubro, e o final no dia 7.

O contemplado deverá prestar contas, no período de até 12 meses após o recebimento, apresentando cópia da Ata de Defesa do TCC ou cópia da Ata da Dissertação de mestrado.

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas à coordenação do curso no qual o estudante está matriculado.