Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Abertas inscrições para o Programa de Iniciação à Docência

Ensino

Abertas inscrições para o Programa de Iniciação à Docência

Seleção se destina a acadêmicos dos campi Coxim e Jardim, com 13 vagas ofertadas. Prazo para inscrição vai até segunda-feira, 21
por Cleyton Lutz publicado: 17/03/2022 10h10 última modificação: 17/03/2022 16h45

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas na seleção de estudantes para o Programa de Auxílios de Iniciação à Docência (Pibid) no ano de 2022. 

São ofertadas 13 vagas para acadêmicos das licenciaturas em Química e Computação, ofertadas em Coxim e Jardim, respectivamente. As bolsas são de R$ 400 e serão pagas mensalmente de abril a dezembro. 

Para concorrer, o professor-orientador deve ser docente de curso de licenciatura do IFMS, pertencer ao quadro efetivo e não estar afastado ou licenciado, ter projeto de Iniciação à Docência aprovado pela diretoria responsável pelo ensino de seu campus (Anexo 1 do edital de abertura), dispor de carga horária suficiente para o atendimento ao bolsista e não se afastar da instituição (por mais de dois meses) durante a vigência do auxílio.

Já o estudante-bolsista precisa estar matriculado em curso de licenciatura do IFMS (exceto no último semestre do curso no ato da implementação do projeto e/ou plano de trabalho), declarar a existência de compatibilidade de horário, não possuir outra modalidade de bolsa (exceto Auxílio Permanência), não ter sido penalizado em Processo Disciplinar nem estar em débito com quaisquer programas geridos pela instituição ou por agência de fomento externas. 

As normas do processo seletivo podem ser consultadas na Central de Seleção do IFMS.

Inscrição - Segue até segunda-feira, 21, e deve ser feita na Página do Candidato.

É necessário anexar a seguinte documentação:

  • requerimento de inscrição preenchido (Anexo 2);
  • plano de atividades elaborado de acordo com o projeto de Iniciação à Docência do professor-orientador (Anexo 3);
  • termos de compromisso do orientador e do estudante preenchidos (Anexo 4);
  • justificativa de inscrição de, no máximo, uma lauda, redigida em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, na qual o acadêmico apresente brevemente a trajetória escolar/profissional e a motivação em participar do Pibid.

Seleção - Será realizada em duas etapas. Na primeira, eliminatória, será feita a análise documental do candidato.

A segunda fase consistirá na realização de entrevistas – de caráter classificatório, em data e horário previamente divulgados – com os acadêmicos, tratando de temas como disponibilidade, interesse pela área e perfil para a atividade. 

A nota final será composta pela soma da atribuída na primeira etapa com a média da nota da entrevista, que será avaliada por três membros da Comissão de Avaliação. 

O resultado preliminar está previsto para o dia 28 de março. 

Pibid/IFMS - O Programa de Iniciação à Docência é uma ação institucional que tem por finalidade fortalecer a articulação entre teoria e prática, bem como a cooperação mútua entre discentes e docentes, proporcionando experiência em atividades pedagógicas da Educação Básica aos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal. 

As ações do Pibid são voltadas tanto para estudantes bolsistas, com pagamento de auxílio, quanto para estudantes não-bolsistas, sem compensação financeira pelo exercício das atividades.

* Matéria atualizada às 16h45 de 17/03/2022 para alteração de informação sobre o período de pagamento das bolsas, que será de abril a dezembro, e não de maio a dezembro, conforme publicado anteriormente. 

registrado em: , , ,