Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Publicado edital exclusivo para meninas e mulheres pesquisadoras

Publicado edital exclusivo para meninas e mulheres pesquisadoras

Propostas deverão ser submetidas pelas coordenadoras a partir do dia 20. Valor das bolsas para as estudantes pode chegar a R$ 400
por Vinicius Vieira publicado: 13/05/2022 08h20 última modificação: 19/05/2022 17h10

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 12, o edital de seleção de propostas para a participação de meninas e mulheres em pesquisas científicas.

Poderão ser submetidas propostas de pesquisas básica ou aplicada que utilizem métodos científicos para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático, de forma a atender os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco na inserção das meninas e mulheres na ciência.

Cada projeto deverá ter uma professora coordenadora e contemplar até dois planos de trabalhos com possibilidade de concessão de bolsas a estudantes e um plano de trabalho com estudante voluntário. É possível também a vinculação de outras pesquisadoras na condição de orientadoras.

Os projetos devem, preferencialmente, estar associados a um grupo de pesquisa cadastrado e certificado pelo IFMS no Diretório de Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq).

As coordenadoras e orientadoras devem ser docentes do IFMS, com, pelo menos, o título de mestre, e não podem ter pendências em programas geridos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), bem como em outras instâncias institucionais. Também é necessário ter currículo cadastrado e atualizado, no mínimo, há seis meses na Plataforma Lattes.

Os requisitos completos para participação estão dispostos no edital publicado na Central de Seleção do IFMS.

Submissão - Os projetos de pesquisa poderão ser submetidos a partir do próximo dia 20 pela coordenadora da proposta, no Sistema Único de Administração Pública (Suap).

O prazo segue até 20 de junho. A divulgação da relação de propostas inscritas está prevista para o dia seguinte.

A previsão é que o resultado preliminar seja publicado em 1° agosto e o final até o dia 8 do mesmo mês. Os projetos deverão ser executados entre agosto de 2022 e agosto de 2023.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do edital poderão ser encaminhados ao e-mail da Diretoria de Pesquisa (), com cópia para a Coordenação de Ações Pró-Pesquisa e Fomento ().

Bolsas e custeio - Serão disponibilizadas até 30 bolsas nos valores mensais de R$ 100 para alunas de cursos técnicos e de R$ 400 para acadêmicas de graduação.

Os projetos selecionados poderão receber ainda apoio financeiro de R$ 600 para custeio. Os recursos são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) e do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec).

O recurso para custeio poderá ser utilizado para aquisição de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos.

O valor global disponibilizado pelo edital é de R$ 81 mil, sendo destinados R$ 9 mil para itens de custeio e R$ 72 mil para as bolsas de pesquisa.

Iniciação Científica - As estudantes selecionadas poderão participar, como bolsistas ou voluntárias, dos seguintes programas:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM): busca incentivar a formação de novos pesquisadores, capazes de desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, privilegiando a participação ativa de estudantes de cursos de nível médio em projetos de pesquisa;

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic): tem por objetivos despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF): visa despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico do estudante de graduação beneficiário de políticas de ações afirmativas para o ingresso no ensino superior, contribuir com a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, e fomentar a pesquisa científica no IFMS;

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página Pesquisa do site institucional.

Oferta de bolsas

Programa Bolsas IFMS