Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aberto prazo para registro de atividades de extensão

Aberto prazo para registro de atividades de extensão

Devem ser registrados programas, projetos, cursos e eventos a serem desenvolvidos no período de 17 de fevereiro a 31 de dezembro
por Juliana Aragão publicado: 10/02/2022 12h23 última modificação: 21/02/2022 07h58

Foi aberto nesta quinta-feira, 10, o prazo para que servidores e estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) submetam propostas de atividades de extensão para 2022.

Podem ser registrados programas, projetos, cursos e eventos a serem desenvolvidos no período de 17 de fevereiro a 31 de dezembro, sem fomento institucional.

Por se tratar de um edital de fluxo contínuo, o prazo de submissão seguirá aberto até 30 de outubro.

O edital de abertura e seus anexos estão publicados na Central de Seleção do IFMS

Submissão - A proposta deve ser submetida no módulo Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), com, no mínimo, 30 dias de antecedência ao início da execução da atividade.

A submissão deve ser feita pelo coordenador da proposta, que pode ser servidor efetivo, professor substituto ou estudante do IFMS. Colaboradores externos também podem participar da equipe de execução, e a proposta deve ter pelo menos um estudante da instituição que atue como voluntário.

A atividade de extensão coordenada por servidor técnico-administrativo em que haja participação de estudantes deve ter, pelo menos, um professor na equipe de execução para orientá-los.

Para atividades de extensão sob coordenação de estudantes, deverão ser atendidas as seguintes condições:

• a data prevista para o término da execução da atividade de extensão proposta deve ser de, no mínimo, 60 dias antes da data do término de seu curso;
  • conste na equipe de trabalho um professor orientador, preferencialmente com conhecimento na área temática da atividade de extensão, que se responsabilizará pela execução, acompanhamento e conclusão da atividade, na hipótese de afastamento ou desligamento do estudante.

Requisitos - As propostas devem atender à Política de Extensão do IFMS, devendo ser observados os seguintes aspectos:

• verificar o enquadramento da proposta à modalidade de atividade de extensão adequada (item 4.2 do edital);
  • enquadrar a proposta nas áreas temáticas (principal e secundária) e à linha de extensão (anexos I e II do edital); e
  • ter como público-alvo prioritário e majoritário membros da comunidade externa ao IFMS, caracterizando o foco e a relevância social da atividade de extensão.

Os proponentes também devem seguir o disposto na Instrução Normativa 4/2021, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que estabelece procedimentos para submissão, análise, registro e acompanhamento das atividades de extensão de fluxo contínuo.

As propostas serão analisadas pela Comissão de Avaliação de Atividades de Extensão (Coaex), no prazo máximo
de 30 dias após a submissão.

Demais regras estão dispostas no edital. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail , da Diretoria de Extensão do IFMS.

* Texto modificado às 7h58 de 21/02/2022 para alteração da informação sobre o prazo de execução das atividades de extensão propostas, que passou de '20 de fevereiro a 30 de novembro' para '17 de fevereiro a 31 de dezembro', de acordo com o edital de retificação publicado na Central de Seleção do IFMS em 18/02/2022.