Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Aluna participará de atividade nos Estados Unidos em janeiro

Campo Grande

Aluna participará de atividade nos Estados Unidos em janeiro

Crisianne Souza, aluna do ensino técnico integrado, será uma das representantes do Estado no Programa Jovens Embaixadores
por Cleyton Lutz publicado: 09/11/2022 17h51 última modificação: 10/11/2022 08h12

Crisianne Souza

Crisianne Souza representará o IFMS na edição 2023 do programa "Jovens Embaixadores" - Foto: acervo pessoal

A estudante do Campus Campo Grande, Crisianne Souza, do 6° semestre do curso técnico integrado em Mecânica, foi uma das selecionadas para a edição 2023 do programa “Jovens Embaixadores”. 

Por meio da iniciativa, 50 discentes do ensino médio de escolas públicas brasileiras farão um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, em janeiro do ano que vem. Crisianne será uma das duas representes do Mato Grosso do Sul na viagem. 

A seleção se iniciou em junho e foi feita através de diversas etapas como comprovação dos pré-requisitos estabelecidos, além da realização de uma prova e uma entrevista, ambas on-line, em Língua Inglesa. Outros critérios foram o histórico escolar e a participação em iniciativas de impacto social. 

A discente explica que se inscreveu para o programa por iniciativa própria, com o incentivo dos docentes da unidade Flávio Rocha e Letícia Cavalcante, ambos das disciplinas de Português/Inglês. O envolvimento com diversos projetos e participação em competições acadêmicas também foi determinante. 

“Fui bolsista em um projeto que busca implementar jogos na Educação e voluntária em um outro voltado à Olimpíada de Metodologia Científica. Também participei de uma pesquisa sobre rodas holonômicas mecanum e usinas termelétricas, sem contar os eventos científicos e as olimpíadas do conhecimento”, conta ela. 

“O país possui jovens incríveis, que lutam todos os dias para tornar nosso mundo um lugar melhor. Quero ser uma ponte que conecta essa realidade aos olhos internacionais”, destaca Crisianne.

Espera – Crisianne agora vive a expectativa por sua primeira viagem internacional. A programação completa vai de 10 a 29 de janeiro. Em um primeiro momento, os participantes passarão por orientações e entrevista de visto, em Brasília/DF. No dia 13, eles embarcarão para a capital dos Estados Unidos, Washington/D.C. 

Os estudantes então serão divididos em grupos menores para uma experiência em outras cidades, onde participarão de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo norte-americano, visitarão escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil. 

“O país possui jovens incríveis, que lutam todos os dias para tornar nosso mundo um lugar melhor. Também temos professores que se esforçam para fazer muito mais do que o esperado em sala de aula. Quero poder ser uma ponte que conecta essa nossa realidade aos olhos internacionais”, destaca. 

A ida aos Estados Unidos é custeada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, com exceção da emissão do passaporte, e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado. 

O Instituto Federal também teve discentes selecionados para as edições de 2020 e 2021, sendo que a última ocorreu de maneira virtual, em virtude da pandemia do Covid-19. 

Crisianne Souza 2

A estudante do IFMS participou de projetos, eventos científicos e olimpíadas do conhecimento - Foto: acervo pessoal

Programa – O “Jovens Embaixadores” existe desde 2003, com foco no empreendedorismo social. Por meio dele estudantes da rede pública de ensino podem desenvolver uma ideia criativa, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade. 

As ações empreendedoras desses jovens têm como foco inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, empoderamento jovem, necessidades especiais, cooperativas em geral, entre outros. 

O programa tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), Secretarias Estaduais de Educação, da rede de Centros Binacionais Brasil-EUA e da USBEA, rede de ex-bolsistas de programas de intercâmbio do governo norte-americano, além de empresas como FedEx, MSD e SMTour. 

Ele é implementado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Em 21 anos de existência, 748 jovens brasileiros de todo o Brasil já participaram da iniciativa. 

Mais informações estão disponíveis aqui.