Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Comunidades de três campi farão a análise institucional

PDI 2024-2028

Comunidades de três campi farão a análise institucional

Estudantes e servidores de Coxim, Dourados e Ponta Porã avaliam os ambientes interno e externo do IFMS na próxima semana
por Juliana Aragão publicado: 18/08/2022 17h16 última modificação: 14/09/2022 10h41
  • Estudantes e servidores de Aquidauana lotaram a Biblioteca para fazer a Matriz Swot - Foto: Campus Aquidauna

• Em Aquidauana, atividade terminou nesta quinta-feira, 18 - Foto: Campus Aquidauna

• Reuniões na Reitoria foram realizadas na segunda e terça-feira, 15 e 16 - Foto: Ascom/IFMS

• Reitora Elaine Cassiano abriu os trabalhos na Matriz Swot na Reitoria - Foto: Ascom/IFMS

• Matriz Swot é coordenada pela Subcomissão de Planejamento Estratégico do PDI 2024-28 - Foto: Ascom/IFMS

• Em Corumbá, servidores participaram no dia 3 e estudantes no dia 11 de agosto - Foto: Campus Corumbá

• Em Campo Grande, servidores e estudantes participaram nos dias 8 e 9 de agosto - Foto: Campus Campo Grande

A análise dos ambientes interno e externo do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) será feita por estudantes e servidores dos campi Coxim, Dourados e Ponta Porã entre os dias 22 e 26 de agosto. A atividade faz parte do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para 2024-2028.

Nas reuniões, os participantes serão convidados a identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do IFMS, por meio da aplicação da ferramenta de gestão Matriz Swot (do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats).

No Campus Coxim, as reuniões serão realizadas na segunda-feira, 22, das 14h às 16h30 e das 19h30 às 21h, e na terça-feira, 23, das 9h às 11h30, na Biblioteca.

Em Ponta Porã, os encontros serão no Hotel Tecnológico (Bloco 4). Na quarta-feira, 24, das 14h às 16h30 e das 19h30 às 21h. Os interessados também têm a opção de participar da reunião na quinta-feira, 25, das 8h às 10h.

Na tarde de quinta-feira, 25, as reuniões começam a ser realizadas no Campus Dourados. Nesse dia, as opções de horários são das 14h às 16h30 e das 19h30 às 21h. Na sexta-feira, 26, o encontro será realizado das 9h às 11h30. Os interessados deverão se dirigir à Sala 1 (Bloco A).

A Subcomissão de Planejamento Estratégico para o PDI 2024-2028, responsável pela aplicação da Matriz Swot, reforça que os interessados devem escolher apenas um dos horários disponíveis.

Demais unidades – Desde o início deste mês, a Matriz Swot foi aplicada em quatro unidades do IFMS.

No Campus Aquidauana, a atividade teve início nessa quarta-feira, 17, e terminou na manhã desta quinta-feira, 18. Servidores da Reitoria fizeram a análise dos ambientes interno e externo da instituição nos dias 15 e 16 de agosto. No Campus Campo Grande, a atividade foi promovida nos dias 8 e 9 de agosto. Em Corumbá, a análise institucional foi feita por servidores no dia 3 de agosto, e por estudantes no dia 11.

Nos demais campi, a Matriz Swot será aplicada até setembro, de acordo com o cronograma da Subcomissão:

Unidade Datas
Campus Aquidauana 17 e 18 de agosto
Campus Campo Grande 08 e 09 de agosto
Campus Corumbá 03 de agosto (servidores) e 11 de agosto (estudantes)
Campus Coxim 22 e 23 de agosto
Campus Dourados 25 e 26 de agosto
Campus Jardim 12 e 13 de setembro
Campus Naviraí 29 e 30 de agosto
Campus Nova Andradina 05 e 06 de setembro
Campus Ponta Porã 24 e 25 de agosto
Campus Três Lagoas 14 e 15 de setembro
Reitoria 15 e 16 de agosto

Os dados obtidos com a Matriz Swot aplicada nas 11 unidades da instituição irão subsidiar, posteriormente, a construção do Mapa Estratégico do IFMS, documento em que serão estabelecidos os planos e ações para o alcance dos objetivos esperados pelo período de 2024 a 2028.

PDI 2024-2028 – O novo Plano de Desenvolvimento Institucional irá nortear as ações do IFMS entre 2024 e 2028.

O Plano tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária. São 14 eixos temáticos, previstos no Decreto nº 9.235/2017:

• Perfil Institucional
• Metodologia
• Planejamento Estratégico
• Projeto Pedagógico
• Cursos, Seleção e Ingresso
• Atendimento ao Discente
• Gestão de Pessoas
• Acessibilidade
• Avaliação e Acompanhamento
• Monitoramento, Controle e Revisão
• Gestão Financeira e Orçamentária
• Gestão de Riscos
• Infraestrutura

O processo de construção do documento prevê etapas de participação social, com audiências públicas, o Congresso do Mapa Estratégico e a Consulta Pública à minuta do Plano.

Saiba mais sobre o processo de elaboração na página do PDI 2024-2028.

Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para .