Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Corumbá inicia análise de ambientes interno e externo da instituição

PDI 2024-2028

Corumbá inicia análise de ambientes interno e externo da instituição

Servidores do campus poderão participar desta etapa da construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) nesta quarta-feira, 3
por Juliana Aragão publicado: 02/08/2022 13h58 última modificação: 03/08/2022 10h53

Docentes e técnicos-administrativos do Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) poderão participar, nesta quarta-feira, 3, a partir das 15h, de uma reunião para fazer um diagnóstico da instituição.

A atividade faz parte do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para 2024-2028.

Por meio da ferramenta de gestão Matriz Swot (do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente), os participantes ajudarão a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à instituição.

"A Swot serve para analisar a influência dos ambientes interno e externo na instituição, por isso entendemos ser ideal para iniciar a construção do nosso planejamento estratégico", destaca Diego Silva, coordenador da Subcomissão de Planejamento Estratégico para o PDI 2024-28.

O coordenador da Subcomissão de Planejamento Estratégico para o PDI 2024-2028, Diego Silva, que atua como diretor de Planejamento e Gestão do Conhecimento do IFMS, explica qual a função dessa ferramenta.

"A Swot serve para analisar a influência dos ambientes interno e externo na instituição, por isso entendemos ser ideal para iniciar a construção do nosso planejamento estratégico. Essa ferramenta engloba a análise dos mais diversos cenários para tomada de decisões efetivas", destaca.

Diego ressalta a importância de ter uma matriz organizada.

"Dessa forma, é possível ter uma visão completa e assertiva das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, o que ajuda a fundamentar qualquer tomada de decisão sobre a instituição, além de ser um dos pilares do planejamento estratégico", finaliza.

A reunião com os estudantes será realizada no dia 11 de agosto, também no auditório do Campus Corumbá, com possibilidade de participação no turno do curso (7h15 às 8h40, 13h15 às 14h40 ou 19h15 às 20h40).

Demais unidades - No Campus Campo Grande, estudantes e servidores poderão fazer o diagnóstico da instituição na segunda e terça-feira, 8 e 9. Nos dias 15 e 16, a ferramenta será aplicada com servidores da reitoria.

Nos outros oito campi, em Aquidauana, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, a Matriz Swot será aplicada até setembro.

Os dados obtidos com a Matriz Swot aplicada nas 11 unidades da instituição irão subsidiar, posteriormente, a construção do Mapa Estratégico do IFMS, documento em que serão estabelecidos os planos e ações para o alcance dos objetivos esperados pelo período de 2024 a 2028.

PDI 2024-2028 - O novo Plano de Desenvolvimento Institucional irá nortear as ações do IFMS entre 2024 e 2028.

O Plano tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

O PDI 2024-28 terá 14 eixos temáticos, previstos no Decreto nº 9.235/207. São eles:

• Perfil Institucional
  • Metodologia
  • Planejamento Estratégico
  • Projeto Pedagógico
  • Cursos
  • Seleção e Ingresso
  • Atendimento ao Discente
  • Gestão de Pessoas
  • Acessibilidade
  • Avaliação e Acompanhamento
  • Monitoramento
  • Controle e Revisão
  • Gestão Financeira e Orçamentária
  • Gestão de Riscos
  • Infraestrutura

O processo de construção do PDI 2024-2028 prevê etapas de participação social, com audiências públicas, o Congresso do Mapa Estratégico e a Consulta Pública à minuta do documento.

Saiba mais sobre o processo de elaboração do documento na página do PDI 2024-2028.

Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para .

---

*Matéria atualizada às 16h24 do dia 02/08/2022 para alteração das datas da ação na reitoria à pedido do setor demandante. Originalmente, a matéria informou que as datas seriam 10 e 11 de agosto.