Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Curso de graduação obtém nota máxima do MEC

Curso de graduação obtém nota máxima do MEC

Licenciatura em Computação ofertada em Jardim tem o primeiro conceito 5 da história do IFMS. Cursos de Naviraí e Três Lagoas obtiveram nota 4
por Paulo Gomes publicado: 13/12/2022 16h01 última modificação: 13/12/2022 16h06

A Licenciatura em Computação ofertada pelo Campus Jardim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é a primeira graduação da instituição a obter 5 - conceito máximo em uma escala que vai de 1 a 5 - na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A avaliação foi realizada entre os 28 e 30 de novembro e a nota divulgada esta semana. Recentemente, outros dois cursos - Engenharia de Computação, no Campus Três Lagoas, e Agronomia, no Campus Naviraí - também foram bem avaliados, alcançando nota 4.

"Essa nota mostra que o IFMS, Campus Jardim, possui uma ótima infraestrutura para os nossos alunos, tanto na área técnico administrativa quanto na área docente”, explica o coordenador da Lienciatura em Computação, Edilson Kubota.

Em Jardim, o curso de Computação foi avaliado nas três dimensões previstas no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.

Segundo o coordenador do curso, professor Edilson Kubota, foram entregues documentos, realizadas apresentações de slides e conteúdo audiovisual e feitas reuniões on-line com os representantes do MEC.

“A preparação para a avaliação começou em 2021. Foram formadas comissões para reestruturar o PPC [Projeto Pedagógico do Curso] e iniciaram-se atividades de alinhamento com os envolvidos, dentre os quais diretores do campus, estudantes, docentes e técnicos-administrativos, para repassar sobre os tópicos que seriam avaliados", relembra.

Kubota explica que a avaliação ocorreu de forma virtual, e seguiu um cronograma enviado pelos avaliadores do MEC.

"Essa nota mostra que o IFMS, Campus Jardim, possui uma ótima infraestrutura para os nossos alunos, tanto na área técnico administrativa quanto na área docente”, finaliza o coordenador do curso.

Preparação dos campi - O conceito 5 inédito da Computação de Jardim e as duas notas 4 obtidas em Naviraí e Três Lagoas são resultado também de um trabalho de apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) aos campi do IFMS.

Em junho, as diretorias de Graduação (Digra) e de Assuntos Estudantis (Dirae) visitaram sete campi para ofertar uma capacitação sobre avaliação aos coordenadores de cursos.

No mês passado, foi realizado, em Campo Grande, um encontro presencial com os coordenadores dos cursos de graduação onde, entre outros temas, foram tratados assuntos referentes à avaliação do MEC.

“O primeiro conceito 5 de um curso de graduação do IFMS, e também as notas 4 obtidas recentemente, são resultado dos esforços das equipes dos campi e da aproximação da Pró-Reitoria de Ensino com os coordenadores, bibliotecários e demais servidores que atuam nesses cursos", celebra Cláudia Fernandes.

O diretor de Graduação do IFMS, Rodrigo Cardoso, explica que nas duas ocasiões foi reforçada a importância do processo avaliativo para a instituição e, principalmente, para o campus e o curso.

"Na capacitação, foram abordados todos os indicadores referentes a cada uma das três dimensões, de forma que o coordenador de curso pudesse compreender quais documentos deveriam ser anexados para a comprovação das evidências a serem verificadas pelos avaliadores. Também foram repassadas orientações referentes às reuniões a serem realizadas com docentes, discentes e visita à infraestrutura para, assim, obter a nota mais fidedigna possível com relação à realidade do curso”.

“O primeiro conceito 5 de um curso de graduação do IFMS, e também as notas 4 obtidas recentemente, são resultado dos esforços das equipes dos campi e da aproximação da Pró-Reitoria de Ensino com os coordenadores, bibliotecários e demais servidores que atuam nesses cursos. As orientações repassadas pelas diretorias de Graduação e de Assuntos Estudantis nas visitas aos campi e reuniões, todas fruto de estudos e capacitações, foram seguidas e refletiram esse resultado extremamente positivo para a instituição”, celebra a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes.

Cursos avaliados - A Licenciatura em Computação do Campus Jardim, que obteve o inédito conceito 5 do IFMS, é ofertada desde 2018. Com duração de 4 anos, o curso forma profissionais aptos a dar aulas de ciências da computação nos níveis da educação básica e do ensino técnico.

O Campus Três Lagoas oferta o Bacharelado em Engenharia de Computação, que alcançou a nota 4, desde 2019. O curso dura 5 anos e forma profissionais para atuarem com sistemas voltados à automação e controle de processos industriais e comerciais, sistemas e dispositivos embarcados, além de sistemas e equipamentos de telecomunicações e de instrumentação eletrônica.

A outra graduação que obteve conceito 4 - o Bacharelado em Agronomia ofertado pelo Campus Naviraí - também tem duração de 5 anos. O profissional formado pelo IFMS pode projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar projetos agroindustriais e do agronegócio; realizar vistorias, perícias, avaliações, laudos e pareceres técnicos; produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários, entre outras.

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo IFMS podem ser obtidas na página Graduação.