Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Diagnóstico da instituição é remarcado em Três Lagoas

PDI 2024-2028

Diagnóstico da instituição é remarcado em Três Lagoas

Ação, que faz parte do processo de construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS, será realizada nos dias 19 e 20
por Juliana Aragão publicado: 15/09/2022 09h35 última modificação: 15/09/2022 09h35

O Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) remarcou, para os dias 19 e 20 de setembro, a análise dos ambientes interno e externo à instituição, ação que faz parte do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o biênio 2024-2028.

O reagendamento da atividade, que estava prevista para ser realizada nos dias 14 e 15 de setembro, foi necessário em virtude da suspensão das aulas na unidade entre os dias 12 e 14, em decorrência de um mal-estar coletivo que acometeu estudantes e servidores e que teria sido provocado pela ingestão de água contaminada. As atividades letivas foram retomadas nesta quinta-feira, 15, de acordo com nota oficial emitida pela Direção-Geral.

Todos os estudantes e servidores do campus estão convidados a participar da análise dos ambientes interno e externo do IFMS. A atividade será realizada na Biblioteca. Na segunda-feira, 19, as opções de horário são das 14h às 16h30 e das 19h30 às 22h. Na terça-feira, 20, a ação será realizada das 9h às 11h30. Os interessados devem escolher apenas um dos horários disponíveis.

Nas reuniões, os participantes serão convidados a identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do IFMS, por meio da aplicação da ferramenta de gestão Matriz Swot (do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats).

Inicialmente, os estudantes e servidores receberão as instruções para a realização da atividade. Em um segundo momento, divididos em grupos, farão a análise e a elaboração do diagnóstico.

A aplicação da Matriz Swot é realizada pela Subcomissão de Planejamento Estratégico para o PDI 2024-2028. Confira mais informações no vídeo abaixo:

Demais unidades - A Matriz Swot começou a ser aplicada no IFMS em agosto, de acordo com o  seguinte cronograma:

Unidade Datas
Campus Aquidauana 17 e 18 de agosto
Campus Campo Grande 08 e 09 de agosto
Campus Corumbá 03 de agosto (servidores) e 11 de agosto (estudantes)
Campus Coxim 22 e 23 de agosto
Campus Dourados 25 e 26 de agosto
Campus Jardim 12 e 13 de setembro
Campus Naviraí 29 e 30 de agosto
Campus Nova Andradina 05 e 06 de setembro
Campus Ponta Porã 24 e 25 de agosto
Campus Três Lagoas 19 e 20 de setembro
Reitoria 15 e 16 de agosto

O Campus Três Lagoas é a último a realizar a atividade. Os dados obtidos com a Matriz Swot aplicada nas 11 unidades da instituição irão subsidiar, posteriormente, a construção do Mapa Estratégico do IFMS, documento em que serão estabelecidos os planos e ações para o alcance dos objetivos esperados pelo período de 2024 a 2028.

PDI 2024-2028 - O novo Plano de Desenvolvimento Institucional irá nortear as ações do IFMS entre 2024 e 2028.

O PDI tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária. São 14 eixos temáticos, previstos no Decreto nº 9.235/2017:

• Perfil Institucional
• Metodologia
• Planejamento Estratégico
• Projeto Pedagógico
• Cursos, Seleção e Ingresso
• Atendimento ao Discente
• Gestão de Pessoas
• Acessibilidade
• Avaliação e Acompanhamento
• Monitoramento, Controle e Revisão
• Gestão Financeira e Orçamentária
• Gestão de Riscos
• Infraestrutura

O processo de construção do documento prevê etapas de participação social, com audiências públicas, o Congresso do Mapa Estratégico e a Consulta Pública à minuta do Plano.

Saiba mais sobre o processo de elaboração na página do PDI 2024-2028.

Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para .