Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Divulgadas lista de inscritos e convocação para nivelamento

IDIOMAS

Divulgadas lista de inscritos e convocação para nivelamento

Foram abertas 689 vagas para Espanhol, Inglês e Libras em dez municípios. Teste de nivelamento on-line poderá ser feito a partir de quarta-feira, 7
por Vinicius Vieira publicado: 05/12/2022 14h37 última modificação: 05/12/2022 14h37

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 5, a relação preliminar das inscrições homologadas do processo seletivo para ingresso nos cursos de Espanhol, Inglês e Libras do Centro de Idiomas (Cenid).

Foi publicada também a convocação dos candidatos para o teste de nivelamento, que deverá ser feito para o ingresso nas turmas em andamento. Os testes podem ser feitos de forma on-line a partir desta quarta-feira, 7.

As 689 vagas ofertadas são distribuídas entre estudantes e servidores do IFMS, e público em geral. Os cursos serão oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), com turmas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso em 2023.

edital de abertura do processo seletivo está publicado na Central de Seleção.

Nivelamento - É utilizado para avaliar o conhecimento prévio do candidato no idioma ao qual ele pretende ingressar em uma turma em andamento.

Os candidatos deverão fazer o teste on-line dentro do horário previsto na convocação. A prova estará disponível até às 23 horas do próximo dia 15, exceto no sábado e domingo, 10 e 11.

O teste será aplicado no Moodle do IFMS. O candidato deverá acessar o sistema com os números do CPF no campo usuário e a senha gerada na Central de Seleção, e também enviada ao e-mail cadastrado no ato da inscrição. Os dados podem ser consultados na Página do Candidato. A senha não pode ser alterada pelo inscrito.

Caso a prova de nivelamento não seja realizada, o candidato será eliminado do processo seletivo.

As orientações para a realização do teste de nivelamento serão disponibilizadas na Central de Seleção.

Datas importantes - Segundo o cronograma do processo seletivo, no dia 20 de dezembro serão divulgados o resultado do teste de nivelamento e a lista preliminar de candidatos aptos ao sorteio.

O sorteio das vagas será realizado no dia 4 de janeiro. O resultado preliminar, com a classificação de todos os inscritos, será divulgado no dia 6. A classificação final e a primeira chamada estão previstas para o dia 10.

Os convocados em primeira chamada deverão fazer a matrícula entre os dias 11 e 16 de janeiro.

As aulas terão início no dia 7 de fevereiro.

Cursos - O Centro de Idiomas (Cenid) oferta cursos gratuitos que buscam fomentar o processo de internacionalização no IFMS, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional.

O certificado tem validade nacional e certifica o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.

Mais informações estão disponíveis na página dos cursos de Idiomas do IFMS.